CA-400: conheça a certificação bancária da ABECIP

CA-400
Share on twitter
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email

Dentre as certificações financeiras, é possível encontrar a CA-400. O mercado financeiro em si exige uma grande quantidade de conhecimentos e, muitas vezes, certificados que vão muito além da graduação.

A CA-400, por exemplo, se caracteriza por atuar dentro de um segmento específico. Para adquiri-la, é necessário estudo e dedicação. Afinal, trata-se de uma ótima certificação e que pode resultar em bons frutos futuros.

O que é CA-400?

CA-400 é conhecida também como ABECIP CA-400. Essa certificação está caracterizada pela Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança, por isso é conhecida dessa forma.

Em suma, ela é voltada para os profissionais que comercializam ou comercializarão crédito imobiliário. Uma das maiores vantagens da certificação é que ela comprova a devida qualificação para que o profissional possa atuar no segmento.

Diferente do que muitas pessoas que estão se inteirando agora no assunto pensam, a CA-400 tem o enorme objetivo de cumprir com a resolução 3.954 do Banco Central do Brasil.

Além disso, é importante ressaltar que, independente de a instituição estar ou não associada à ABECIP, a certificação é exigida.

Qual a intenção de possuir a CA-400?

De forma resumida e de fácil entendimento, a intenção de obter a CA-400, além de atuar com crédito imobiliário, também é promover qualidade ao serviço desempenhado pelo profissional.

Ademais, promove outras atribuições ao currículo do profissional, como:

  1. reconhece a experiência do indivíduo;
  2. reconhece a sua capacidade técnica;
  3. incentiva o crescimento profissional e busca por conhecimento contínuo;
  4. incute elevados padrões de ética e conduta;
  5. fortalece o mercado com ótimos profissionais.

Quem está autorizado a fazer a prova?

Em suma, não exige uma especificação obrigatória de ensino para quem deseja conseguir o certificado de CA-400.

Ainda assim, tanto a prova quanto a certificação são mais indicadas para todos os indivíduos que querem adquirir conhecimento sobre crédito imobiliário.

Isso significa que, para as pessoas que procuram ingressar em uma carreira e crescer profissionalmente como correspondente de crédito imobiliário, a prova e a certificação são o caminho mais indicado.

Entretanto, para profissionais que já atuam no segmento de comercializar produtos de crédito imobiliário, é necessário possuir a CA-400.

Ademais, uma das maiores vantagens é que, para realizar a prova e conseguir a CA-400, não é necessário que o indivíduo possua algum nível acadêmico específico ou algum vínculo com uma das instituições afiliadas à ABECIP.

Quer trabalhar no mercado financeiro? O Certifiquei oferece os melhores cursos preparatórios para você tirar a sua certificação. Confira! 

Como obter a certificação?

Para obter a certificação, é necessário realizar uma prova e, somente depois, o profissional se encontra apto para trabalhar no mercado financeiro.

No site da ABECIP, consta que a prova é online. Entretanto, ela é computadorizada. De qualquer maneira, uma das maiores vantagens em realizá-la é que a data e o horário podem ser escolhidos pelo próprio indivíduo que tem interesse em participar.

Além disso, o local da prova também é algo que não foge do controle do futuro profissional certificado. Dessa maneira, basta se inscrever e pagar a taxa de inscrição para, assim, escolher a hora, a data e o local para realizar a prova.

Mais detalhes sobre a prova:

  • prova de 40 questões;
  • múltipla escolha;
  • duas horas para responder todas as questões;
  • é necessário ter, pelo menos, 60% de acerto;
  • pode utilizar calculadora HP 12C, para Matemática Financeira.

Caso o indivíduo seja aprovado e consiga a devida certificação, ela é válida por 5 anos. Porém, é muito importante destacar que o assunto que deverá ser estudado, em relação à legislação, é aquele que se encontra vigente em até 6 meses antes da prova.

Mesmo que a prova garanta a ótima vantagem de permitir que o aluno escolha o momento mais adequado para realizá-la, é imprescindível se dedicar muito aos estudos para ganhar a certificação.

Quais as diferenças entre CA-400, CA-300 e CA-600?

Como visto anteriormente, a CA-400 é para todos os profissionais que procuram trabalhar no mercado financeiro.

Porém, a principal diferença é que a CA-400 também visa promover um mercado que está em constante expansão e que busca melhoria contínua, mais precisamente o mercado de crédito imobiliário.

Porém, sempre há muita dúvida em relação à diferença que existe entre a CA-400, CA-300 e CA-600. Afinal, elas são muito semelhantes entre si e podem, de fato, causar alguma confusão.

1. CA-300

A CA-300 nada mais é do que a certificação mais básica para atuar no mercado de crédito imobiliário. Também é oferecida pela ABECIP, assim como a CA-400.

Ela é, em suma, a mais adequada para todos os correspondentes bancários que desejam atuar dentro do crédito imobiliário.

Ademais, a certificação CA-300 é obrigatório por lei, sem exceção, para todos os profissionais que atuam como correspondentes bancários e desejam oferecer o crédito imobiliário aos seus consumidores.

Para atuar com o certificado de CA-300, o profissional também precisa realizar uma prova de 30 questões, com uma porcentagem mínima de acertos que é 60%. Além disso, a prova custa R$ 210,00 e o tempo de realização é de 1h30, sem minutos adicionais.

2. CA-600

A CA-600 é basicamente a mesma coisa que a CA-300. Entretanto, ela atua como uma certificação de nível avançado. Direcionada para o mesmo público que a CA-300, é, muitas vezes, a mais indicada para os profissionais que desejam o aperfeiçoamento.

Afinal, uma grande maioria de funcionários possui a certificação básica, que é a CA-300. Entretanto, poucos possuem a CA-600, que é uma certificação que indica um conhecimento muito mais aprofundado e experiente.

De qualquer maneira, para consegui-la, também é necessário passar por uma prova que testa os conhecimentos do profissional.

Diferente da CA-300, a prova da CA-600 é um pouco maior. Ou seja, possui 50 questões e exige uma quantidade mínima de 70% de acerto.

Porém, como é uma prova mais complexa e que exige um nível de acerto maior, oferece um tempo de 2h para a realização. O valor pago para que ela seja disponibilizada é R$ 280,00.

Validade das certificações

Tanto para a CA-300 quanto para a CA-400 e a CA-600, o tempo de validade da certificação é o mesmo. Ou seja, já sabendo que 5 anos é o período de validade para a CA-400, o mesmo prazo se aplica para as demais certificações.

Guilherme Almeida
Guilherme Almeida
Bacharel em Economia e Especialista em Finanças Corporativas e Mercado de Capitais pelo Ibmec-MG. Mestrando em Estatística pela UFMG, atua como professor, palestrante e porta voz das áreas de economia e finanças, tendo concedido mais de mil entrevistas para os principais meios de comunicação. Atualmente, leciona matérias ligadas à Economia e ao Mercado Financeiro em cursos preparatórios para certificações financeiras, além de ser o Economista-Chefe do departamento de Estudos Econômicos da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio MG).

relacionadas