CAPEX: saiba mais sobre este importante dado financeiro

CAPEX: saiba mais sobre este importante dado financeiro
Share on twitter
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email

Empresas que negociam suas ações na bolsa de valores disponibilizam uma série de informações contábeis. Tais dados são de suma importância para o investidor ou profissional da área definirem um investimento, e, entre as informações relevantes de um negócio, o CAPEX merece destaque.

Ainda que seja um termo comum no meio financeiro, o CAPEX não é um dado tão conhecido por pessoas que não trabalham diretamente na área, dessa forma, é natural que o aprendizado sobre seu funcionamento seja relevante, ainda mais para quem deseja encontrar ativos financeiros com potencial.

O que é o CAPEX

CAPEX, ou Capital Expenditure, é referente as Despesas de Capitais ou Investimentos em Bens de Capitais de uma empresa, isso é, este dado é um indicativo do valor que o negócio investe em melhorias nas suas atividades e estrutura através da aquisição de bens.

Ou seja, CAPEX é o valor que a empresa gasta para manter, melhorar ou expandir suas atividades, sendo que neste escopo estão inclusos investimentos em aquisições de terreno, tecnologia, maquinário, entre outros.

Assim, através deste dado, é possível determinar o retorno que uma empresa tem ao investir na aquisição de um ativo ou na implementação de um projeto.

Para isto ser apresentando de forma exata no balanço do negócio, a contabilidade considera no seu cálculo a desvalorização que seus bens materiais geram ao longo do tempo.

Tal situação fica mais flagrante em empresas que atuam em determinados segmentos da economia, como, por exemplo, indústrias do setor siderúrgico.

Empresas deste segmento tendem a alocar parte considerável do seu caixa para manter as operações do negócio ativas, com isso, tendo que realizar a aquisição de diversos ativos como, por exemplo, maquinário e veículos. O que faz com que o valor excedente existente no caixa seja menor.

Dessa forma, este dado ganha relevância no momento de se analisar as finanças de uma companhia.

Afinal, empresas que conseguem gerar um fluxo de caixa mais elevado tendem a trazer retornos maiores e mais frequentes aos seus acionistas.

Portanto, tão importante quanto entender o que é o CAPEX de uma empresa, é que o investidor fique atento à forma como está dado é apresentado. Assim, é necessário saber identificá-lo no demonstrativo financeiro de um negócio.

Ebook Trilha de estudos Ancord

EBOOK GRATUITO | Trilha de estudos Ancord

Baixe o ebook gratuito para saber o que e como estudar para a prova de certificação Ancord

Ebook Trilha de estudos Ancord

EBOOK GRATUITO | Trilha de estudos Ancord

Formas de identificar

Geralmente, o CAPEX de uma empresa fica localizado na demonstração de fluxo de caixa disponibilizado pela empresa.

Todavia, esta informação pode ser apresentada por diferentes denominação, das quais é possível, por exemplo, citar três. São elas:

  1. Aquisição de imobilizado;
  2. Despesas de capitais;
  3. Despesas de aquisição.

Além disso, como citado anteriormente, o CAPEX de uma empresa pode variar de acordo com o setor de atuação do negócio.

Assim, não basta encontrá-lo nas informações financeiras disponibilizadas por um negócio. Também é necessário saber a forma de utilizá-lo.

Por exemplo, este é um dado utilizado para se comparar diferentes empresas.

Todavia, ele só terá utilidade se a comparação for feita entre empresas de porte semelhante e, especialmente, que atuem no mesmo setor.

Evitando assim distorções no comparativo e na análise de negócios.

A vantagem ao se utilizar o CAPEX é outro ponto relevante atrelado ao assunto.

Vantagens

Como visto até aqui na definição de CAPEX, este é um dado relevante para o investidor ou profissional da área, em especial para aquele que foca a gestão da carteira no longo prazo.

Isso porque está é uma informação empresarial que indica a capacidade que a empresa possui no momento de adquirir bens que farão o negócio se expandir e aumentar sua lucratividade ao longo do tempo.

Ou seja, através da construção de um patrimônio sólido, um negócio consegue ser mais competitivo no mercado, assim levando vantagens sobre a concorrência.

Contudo, para entender se uma empresa apresenta estes requezitos, isso é, tem um CAPEX eficiente, é necessário ficar atento a algumas informações, como, por exemplo:

  • Estimativa de custos, despesas e receitas que um projeto demanda;
  • A necessidade de se realizar aquele investimento ou se a terceirização daquela tarefa traria maiores benefícios;
  • Prazo que seria necessário se realizar aquele investimento;
  • Período para que o investimento feito trouxesse retornos financeiros à empresa e aos seus acionistas.

Através destes cuidados é possível ter uma maior compreensão sobre as projeções de uma empresa e sobre o investimento.

Contudo, o investidor deve ficar atento para que não confunda o CAPEX com o OPEX, outro indicador que está presente no demonstrativo financeiro de uma empresa e que também possui relação com a análise das despesas de uma companhia.

Trabalhe no mercado financeiro! Acesse o Certifiquei e descubra os principais cursos preparatórios voltados para quem busca os certificados da área. Confira!

Comparação entre CAPEX e OPEX

CAPEX: saiba mais sobre este importante dado financeiro

OPEX, ou Operation Expediture, também é um dado que está relacionado aos gastos que uma empresa possui.

Todavia, está informação financeira é direcionada aos gastos operacionais do negócio, isso é, custos que a empresa possui para realizar suas atividades.

Assim, no OPEX, são considerados gastos como:

  • Tributos;
  • Gastos e contratos com empresas terceirizadas;
  • Custos referentes a gestão empresarias, como o pagamento de salários;
  • Venda de produtos;
  •  Manutenção de ativos.

Dessa forma, é possível perceber que no OPEX estão contabilizados a maior parte dos custos que uma empresa possui para realizar suas operações de forma eficiente.

Contudo, muitos investidores acabam optando pela análise de apenas um deses indicadores. Por isso é necessário considerar o “resultado” de CAPEXxOPEX.

CAPEX x OPEX

Inicialmente, vale destacar que para aproveitar esses dois dados da melhor forma, é necessário entender o contexto para aplicá-los.

Com citado anteriormente, estas informações sobre os gastos de uma empresa são relevantes no momento de se encontrar oportunidades de mercado, estimar gastos e receitas de um negócio, além de estipular prazo de um investimento.

Assim, trazendo vantagens relevantes para o investidor no momento de se escolher um investimento.

Todavia, ao se contrapor CAPEX com o OPEX o investidor acaba restringindo sua análise, afinal não são dados excludentes.

Ou seja, aliar esses dois dados tende a ser mais interessante, no momento de se entender a eficiência de uma empresa no gasto de seu capital.

Afinal, através desta prática é possível perceber a capacidade de um negócio em manter suas atividades e, em simultâneo, investir na expansão.

Portanto, interpretar o CAPEX e OPEX se torna uma ferramenta relevante para quem análise as informações financeiras de uma empresa, sendo de grande utilidade, especialmente, para aqueles que utilizam a análise fundamentalista.

Guilherme Almeida
Guilherme Almeida
Bacharel em Economia e Especialista em Finanças Corporativas e Mercado de Capitais pelo Ibmec-MG. Mestrando em Estatística pela UFMG, atua como professor, palestrante e porta voz das áreas de economia e finanças, tendo concedido mais de mil entrevistas para os principais meios de comunicação. Atualmente, leciona matérias ligadas à Economia e ao Mercado Financeiro em cursos preparatórios para certificações financeiras, além de ser o Economista-Chefe do departamento de Estudos Econômicos da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio MG).

relacionadas