Carteira hipotecária: saiba mais sobre este tipo de financiamento

Carteira hipotecária: saiba mais sobre este tipo de financiamento
Share on twitter
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email

Investir em um imóvel pode ser uma alternativa interessante, todavia, antes de financiar um negócio deste tipo é importante entender as opções existentes e qual se encaixa no perfil do investidor. Neste contexto, vale destaque para a carteira hipotecária.

Isso porque a carteira hipotecária possui algumas particularidades que podem ser benéficas para a pessoa que busca a aquisição de um imóvel, isto é, a depender da modelagem financeira, este tipo de financiamento pode ser vantajoso frente às outras opções disponíveis.

Busca trabalhar no mercado financeiro? Acesse o Certifiquei e descubra os principais cursos preparatórios voltados para quem busca os certificados da área. Confira!

O que é carteira hipotecária

A carteira hipotecária é um financiamento imobiliário disponibilizado pelas instituições financeiras, tanto para pessoa física quanto jurídica, tendo como objetivo financiar a aquisição de qualquer tipo de imóveis.

Um dos principais diferenciais deste tipo de financiamento é que, através da carteira hipotecária, o contratante se torna dono do ativo imobiliário, ainda que, temporariamente, o nome da credora apareça como proprietário.

Ou seja, até o final do contrato a credora ficará registrada como dona daquele ativo.

Tal modelo possibilita algumas vantagens para ambas as partes, sendo possível destacar três em especial:

  1. Maior segurança por parte da credora;
  2. Linhas de crédito mais interessante a depender do perfil do contratante;
  3. Valor do financiamento disponível mais elevado.

Assim, ao se tornar um tipo de financiamento com maiores seguranças, as instituições financeiras conseguem disponibilizar linhas de crédito mais interessantes.

Não à toa, a carteira hipotecária é utilizada em financiamentos de imóveis com valor acima de R$500 mil.

Qual a melhor certificação para me tornar Consultor Financeiro

EBOOK GRATUITO | Qual a melhor certificação para me tornar Consultor Financeiro?

Baixe o ebook gratuito para conhecer as principais certificações do Mercado Financeiro e saber tudo sobre a profissão de Consultor Financeiro

Qual a melhor certificação para me tornar Consultor Financeiro

EBOOK GRATUITO | Qual a melhor certificação para me tornar Consultor Financeiro?

Características da carteira hipotecária

Entre as principais características da carteira hipotecária, é possível destacar:

  • Inexistência de um valor mínimo ou máximo de financiamento;
  • Liberação de 30% a 60% do financiamento do ativo imobiliário;
  • Taxas de juros entre 14% e 18%.

Ou seja, ao mesmo tempo que não existe limitação no valor referente ao financiamento da carteira hipotecária, as taxas de juros são mais elevadas se comparadas a outros tipos de empréstimos imobiliários.

Dessa forma, é importante conhecer outras opções existentes no mercado, como, por exemplo, o Sistema Financeiro de Habitação (SFH) e o Sistema Financeiro Imobiliário (SFI).

SFH e SFI

Carteira hipotecária: saiba mais sobre este tipo de financiamento

O SFH e o SFI são outras opções de financiamento imobiliário existentes no mercado. Assim, conhecer o funcionamento de ambos é útil para quem busca investir em imóveis.

No caso do Sistema Financeiro de Habitação, a principal grande diferença é que este só é disponível para pessoa física, sendo que o valor do contrato pode comprometer no máximo 30% da renda familiar do contratante.

Ainda vale destacar que as taxas de juros neste tipo de contratação podem ser negociadas com a instituição financeira.

Enquanto, o Sistema Financeiro Imobiliário, é mais aberto, possibilitando tanto que pessoa física quanto jurídica realize a contratação deste crédito.

Além disso, não há um limite de quanto da renda familiar pode ser comprometida no contrato.

Dessa forma, o SFI se torna mais semelhante à carteira hipotecária, sendo que uma das diferenças mais marcantes entre os dois tipos de financiamento está no valor das taxas de juros.

No caso do Sistema Financeiro Imobiliário o valor não ultrapassa 12%.

Portanto, antes de contratar a carteira hipotecária, é importante estudar as outras opções de financiamentos imobiliários existentes no mercado, como é o caso do SFI.

Guilherme Almeida
Guilherme Almeida
Bacharel em Economia e Especialista em Finanças Corporativas e Mercado de Capitais pelo Ibmec-MG. Mestrando em Estatística pela UFMG, atua como professor, palestrante e porta voz das áreas de economia e finanças, tendo concedido mais de mil entrevistas para os principais meios de comunicação. Atualmente, leciona matérias ligadas à Economia e ao Mercado Financeiro em cursos preparatórios para certificações financeiras, além de ser o Economista-Chefe do departamento de Estudos Econômicos da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio MG).

relacionadas