EVA: o que é o indicador Economic Value Added?

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EVA: o que é o indicador Economic Value Added?

Ao se investir, olhar para os principais indicadores financeiros é essencial para analisar os ativos de forma assertiva e fundamentar sua tomada de decisão. Dentre os mais utilizados, podemos destacar o EVA, ou Economic Value Added.

Já que o objetivo é ter retorno sobre o capital investido, o EVA é um indicador importante para analisar se um investimento trouxe ganhos aos acionistas.

O que é EVA?

O EVA é a sigla para Economic Value Added, que significa Valor Econômico Agregado (ou valor econômico adicionado) e é um indicador que mede o desempenho da empresa com base na riqueza criada após a dedução do custo do capital investido de seu lucro operacional.

Ou seja, o EVA se refere ao lucro econômico de uma instituição e indica se a atividade produz o retorno esperado pelos investidores.

Esse indicador é importante porque é baseado na premissa de que todo investimento só é vantajoso quando gera o maior retorno financeiro possível para os seus acionistas sobre o capital investido inicialmente.

Portanto, para uma empresa ser considerada atraente e um bom investimento, a taxa de retorno precisa ser acima do custo de capital.

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Para que é utilizado esse indicador?

EVA: o que é o indicador Economic Value Added?

O indicador de valor econômico agregado existe para, acima de tudo, avaliar uma empresa em relação às suas operações e criar estratégias importantes para o desenvolvimento econômico.

Além disso, o EVA traduz de forma simples a geração de lucro para o acionista da empresa. Outros indicativos como o EBITDA, apesar de importantes, não conseguem esse resultado e por isso o EVA é considerado tão importante.

Isso porque esse indicador supre a lacuna deixada por outros índices, já que leva em consideração o retorno mínimo esperado pelo acionista investidor.

Ele também reflete a administração da empresa em seus resultados e avaliar seu desempenho, além de:

  • auxiliar na definição de metas financeiras da empresa;
  • medir a performance da empresa;
  • definir o orçamento de capital;
  • avaliar projetos.

Assim, o EVA auxilia os gestores a analisar o desempenho das atividades e, através dos resultados, priorizar as que demonstram ser mais vantajosos.

Como calcular o EVA?

O cálculo do EVA é realizado através dos componentes do lucro operacional, custo de oportunidade do capital total (também conhecido como Custo Médio Ponderado de Capital, ou CMPC) e o capital total.

O lucro operacional se refere aos ativos da empresa (investimento). Já o custo de oportunidade do capital total também pode ser chamado de Weighted Average Capital Cost (WACC) e se refere à recursos que estão disponíveis da empresa.

E, por último, o capital total se refere à soma das dívidas onerosas e o patrimônio líquido. Assim, a fórmula do valor econômico agregado é a seguinte:

EVA = Lucro Operacional – CMPC (Custo Médio Ponderado de Capital)

Ou seja, o custo total investido da empresa é deduzido do lucro operacional líquido (após a dedução dos impostos) e assim o resultado é o lucro econômico criado pela empresa em questão.

As vantagens e desvantagens do EVA são que, apesar de ser um índice importante e muito utilizado, ele não pode ser utilizado sozinho, já que é um índice que deduz apenas um resultado.

Por fim, é importante lembrar novamente que o EVA deve ser combinado com outros indicadores para se fazer uma análise assertiva, resultando assim em ótimas estratégias que serão revertidas em lucro para os acionistas e todos os envolvidos no negócio.

 

 

Guilherme Almeida
Guilherme Almeida
Bacharel em Economia e Especialista em Finanças Corporativas e Mercado de Capitais pelo Ibmec-MG. Mestrando em Estatística pela UFMG, atua como professor, palestrante e porta voz das áreas de economia e finanças, tendo concedido mais de mil entrevistas para os principais meios de comunicação. Atualmente, leciona matérias ligadas à Economia e ao Mercado Financeiro em cursos preparatórios para certificações financeiras, além de ser o Economista-Chefe do departamento de Estudos Econômicos da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio MG).