FBB-110 é a certificação certa para trabalhar com crédito consignado

FBB-110
Share on twitter
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email

Para trabalhar com crédito consignado, é preciso que o futuro profissional demonstre ter condições para ser aprovado para tal profissão. Para isso, é necessário que ele consiga uma certificação que é conhecida popularmente como FBB-110.

A FBB-110 tem como principal objetivo mostrar que o profissional foi aprovado e certificado com a devida capacidade para atuar no ramo de crédito consignado. Afinal, a profissão exige alguns conhecimentos de suma importância para a execução das atividades. Saiba mais sobre o assunto no artigo especial que preparamos!

O que é FBB-110?

FBB-110 é a certificação para crédito consignado. Ela é conhecida também como a certificação profissional Febraban. Com tal certificação, é possível atuar como uma ponte, um correspondente devidamente certificado e que realiza intermediações entre as instituições financeiras e os clientes.

Para quem ainda não sabe, a Febraban é a Federação Brasileira de Bancos. Logo, atua como a principal entidade representativa de todo o setor bancário brasileiro.

Além disso, a Febraban tem como um dos principais objetivos fortalecer o sistema financeiro, bem como suas relações com a sociedade.

A importância de entender o que é a FBB-110 é tamanha que, para se tornar um correspondente bancário, é necessário tê-la.

Como tirar a FBB-110 e ser um profissional certificado na sua área de atuação?

Assim como toda profissão séria e que exige um conhecimento mais aprofundado sobre determinados assuntos, a certificação FBB-110 para trabalhar com crédito consignado, exige estudo, dedicação e foco.

Logo, é preciso que o indivíduo que deseja seguir na área de crédito consignado esteja devidamente preparado para que seus conhecimentos sejam testado, a fim de avaliar a sua preparação para atuar no ramo.

Muitas pessoas ainda se questionam como tirar a FBB-110. De fato, não há nenhum mistério nisso, já que é aplicado o exame FBB-110 que conta com:

  • aproximadamente 30 questões;
  • duração máxima de 1h;
  • valor de inscrição de R$ 89,00.

Para obter a certificação, é necessário que, pelo menos, 70% das questões sejam respondidas corretamente. Para estudar e se preparar de melhor forma, na prova, entram somente 9 assuntos. São eles:

  1. Sistema Financeiro Nacional;
  2. Atividade do correspondente bancário;
  3. Tarifas;
  4. Impostos;
  5. Lavagem de dinheiro;
  6. Matemática financeira;
  7. Relacionamento com consumidor;
  8. Autorregulação bancária;
  9. Crédito consignado.

 

Quais os profissionais que devem buscar essa certificação?

Mesmo os profissionais que já possuem conhecimento sobre o mercado financeiro, podem buscar a certificação FBB-110.

Afinal, muitos desejam, sim, atuar dentro do mercado de crédito consignado e enxergam a prova como uma ótima oportunidade de testar suas aptidões.

Em suma, felizmente, não exige nenhum pré-requisito para que seja realizada a prova em busca da certificação.

Logo, se o futuro profissional certificado recém se formou no Ensino Médio, tem gosto por cálculos e busca atuar dentro do segmento, basta realizar o pagamento da prova e, assim, garantir a sua vaga.

Logicamente, é importante lembrar a necessidade de ter disposição para estudar e reservar um tempo disponível para que os assuntos sejam devidamente compreendidos.

Buscar cursos relacionados ao mercado financeiro é uma ótima forma de se preparar.

Quer trabalhar no mercado financeiro? O Certifiquei oferece os melhores cursos preparatórios para você tirar a sua certificação. Confira!

Quais mudanças na prova que podem gerar dúvidas nos alunos?

Anteriormente, a prova deveria ser feita em um local específico e selecionado. Entretanto, depois de algumas mudanças, já é possível realizá-la em casa.

Porém, é necessário haver uma ótima conexão com a internet, bem como uma webcam de boa qualidade. Afinal, é necessário garantir que não haverá colas durante a prova e nenhum outro tipo de trapaça ou negligência para com a realização da mesma.

Ademais, a data e o horário da prova para tentar a certificação FBB-110 podem ser escolhidos pelo próprio candidato.

Quais conteúdos estudar para conseguir a certificação FBB-110?

Não é novidade para ninguém que, de uma forma ou de outra, podem ocorrer mudanças significativas nas leis de diversos setores.

Logo, o mesmo vale para o setor financeiro. Portanto, é um equívoco tentar conseguir a certificação simplesmente estudando qualquer assunto relacionado.

O motivo é que há um período exato que deve ser estudado para conseguir a certificação FBB-110. Isso significa que o indivíduo precisa estudar a legislação que se encontra vigente em até 03 meses antes da prova.

Certificações do mercado financeiro

Para conseguir a certificação, é indicado que o indivíduo tenha algum conhecimento sobre as certificações do mercado financeiro. Isso porque não se sabe em detalhes quais perguntas serão realizadas para a pessoa que está em busca da certificação FBB-110.

Como um dos assuntos abordados é sobre o sistema financeiro nacional, é muito importante entender sobre as certificações e o que elas implicam dentro do segmento. Por exemplo:

  • CPA-10 e CPA-20;
  • CEA;
  • CFP.

Em relação às primeiras certificações, elas são voltadas para colaboradores que atuam dentro de instituições bancárias e precisam prestar um atendimento direto ao consumidor.

Em suma, o CPA-10 é para profissionais que atendem clientes finais. Já o CPA-20 é para todos os profissionais que atendem clientes privados e corporativos.

Em seguida, a CEA é a certificação voltada para todos os profissionais que realizam uma assessoria para os gerentes de contas de diversos clientes pessoas físicas.

Assim, na hora em que houver algum investimento, podem indicar determinados produtos. Essa certificação possui relação com CPA-10 e CPA-20.

Por fim, a certificação CFP está ligada diretamente com os planejadores financeiros.

Vantagens de obter a certificação da FBB-110

Após obter a certificação, é notável a grande quantidade de vantagens que podem se apresentar desde o primeiro contato. Uma delas, inclusive, é o grande e positivo peso que oferece ao currículo do indivíduo certificado.

Afinal, é a prova concreta de que ele possui os conhecimentos adequados para exercer a função. Além disso, também colabora para que ele se sinta mais preparado para atuar no mercado de trabalho.

Ademais, o fato de ter passado pela prova e conseguido a certificação em questão faz com que o profissional se sinta mais preparado e motivado para enfrentar possíveis desafios que possam aparecer no decorrer de sua carreira profissional.

Dessa maneira, a certificação FBB-110 atua como uma forma de impulsionar o indivíduo, bem como oferecer maior preparo profissional e possibilitar uma visão de maior expansão futura, caso ele tenha desejos de ir cada vez mais adiante.

Guilherme Almeida
Guilherme Almeida
Bacharel em Economia e Especialista em Finanças Corporativas e Mercado de Capitais pelo Ibmec-MG. Mestrando em Estatística pela UFMG, atua como professor, palestrante e porta voz das áreas de economia e finanças, tendo concedido mais de mil entrevistas para os principais meios de comunicação. Atualmente, leciona matérias ligadas à Economia e ao Mercado Financeiro em cursos preparatórios para certificações financeiras, além de ser o Economista-Chefe do departamento de Estudos Econômicos da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio MG).

relacionadas