FBB-120: certificação para trabalhar com crédito direto

FBB-120
Share on twitter
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email

Na intenção de atuar com crédito direto, muitos profissionais buscam especializações mais específicas para a área a fim de garantir a certificação exata para atuar. Essa certificação trata-se da FBB-120.

A FBB-120 serve como uma comprovação da capacidade do profissional para atuar no ramo de crédito direto. Até mesmo porque é preciso demonstrar que há o devido conhecimento para atuar neste segmento.

O que é FBB-120?

FBB-120 é a certificação de crédito direto ao consumidor. A certificação em questão faz parte da linha de certificação profissional Febraban.

Conhecida como Federação Brasileira de Bancos, a Febraban atua com o objetivo de representar as demais instituições bancárias do país.

Ao conseguir passar no exame FBB-120, o profissional está apto para trabalhar com crédito direto ao consumidor.

As nuances sobre trabalhar com crédito direto ao consumidor

Para trabalhar com o crédito direto ao consumidor, é necessário que, além dos conhecimentos financeiros e dos assuntos abordados em prova, o profissional saiba como incentivar e viabilizar as compras e aquisições e, assim, fazer com que o consumidor opte pelo crédito direto.

Mesmo que muitas pessoas ainda não tenham pleno conhecimento sobre o que se refere, essa modalidade de crédito é fortemente conhecida e muito utilizada na sociedade como um todo.

Para melhor entendimento, o CDC, como também é conhecido, é uma espécie de financiamento. Em suma, ele é conferido ao cliente para que ele consiga realizar as aquisições necessárias, sejam elas:

  • bens duráveis;
  • serviços;
  • qualquer propósito, seja específico ou não.

Além disso, esse financiamento é oferecido por bancos, financeiras ou lojas de departamentos que decidem emprestar uma determinada quantia de valor para o consumidor.

Por exemplo: um cliente que comprou uma televisão parcelada, seja por meio do carnê ou cartão de crédito, utilizou do crédito direto.

Como tirar a FBB-120?

Para atuar como um correspondente bancário, é preciso realizar uma prova e, assim, obter a certificação FBB-120.

O mercado financeiro brasileiro está constantemente em giro e isso faz com que muitas pessoas se interessem de forma profunda por esse segmento.

Por isso, para atuar fazendo a ponte entre o cliente e os benefícios do crédito direto, é preciso que o futuro profissional realize uma prova com determinados conteúdos que testam a sua capacidade e seu conhecimento sobre o assunto.

Saiba que a resposta para como tirar a FBB-120 é somente uma: realizando a prova e obtendo um resultado positivo. Além disso, ela não é muito diferente da prova realizada para obter a FBB-110:

  • aproximadamente 30 questões;
  • duração máxima de 1h;
  • valor de inscrição de R$ 107,00.

Assim como outras provas para conseguir as certificações FBBs, é necessário que, pelo menos, 70% das questões estejam corretas.

No exame da certificação, são cobrados 8 principais tópicos:

  1. Sistema Financeiro Nacional;
  2. Disciplina da atividade do correspondente no país;
  3. Tarifas;
  4. Impostos;
  5. Sigilo e lavagem de dinheiro;
  6. Matemática financeira;
  7. Relacionamento com consumidor;
  8. Autorregulação bancária.

 

Quais os profissionais que devem buscar essa certificação?

Mesmo os profissionais que já possuem conhecimento sobre o mercado financeiro podem buscar a certificação FBB-120. A boa notícia é que não há restrições de pessoas.

Logicamente, se houver algum conhecimento e experiência no mercado financeiro e demais assuntos mencionados acima, é mais prático e fácil buscar a certificação.

Isso significa que, obrigatoriamente, os agentes que já atuam no mercado financeiro devem buscar o quanto antes uma certificação FBB-120. Dessa maneira, é possível executar as atividades estando devidamente certificados.

Ainda assim, é válido manter a informação de que não é necessário possuir algum tipo de escolaridade específica para a realização da prova. Além disso, quanto mais cursos da área o profissional puder fazer, mais bem preparado ele estará.

Quer trabalhar no mercado financeiro? O Certifiquei oferece os melhores cursos preparatórios para você tirar a sua certificação. Confira! 

Mercado financeiro brasileiro

O mercado financeiro brasileiro está, mais do que nunca, necessitando de ótimos profissionais para executar as tarefas com grande responsabilidade e zelo pelo consumidor.

Além disso, como as pessoas estão buscando cada dia mais conhecimentos sobre finanças, mesmo sem experiência no assunto, é fundamental aperfeiçoar os conhecimentos.

Dessa maneira, a certificação FBB-120 colabora para que o profissional atue com responsabilidade e profundos conhecimentos em uma das mais comuns e credíveis modalidades de crédito.

Como saber o que estudar?

Saber o que cai na prova para conseguir a FBB-120 é fácil. Porém, saber o que estudar é um pouco mais difícil e é nesse momento que muitas pessoas encontram dificuldades.

Entretanto, saiba que deve ser estudada toda a legislação vigente em até três meses anteriores à data da prova.

Dessa maneira, é possível realizá-la e conseguir mais facilmente o certificado FBB-120 e atuar com o crédito direto, já que os assuntos foram estudados de forma correta.

Qual a diferença entre FBB-120 e FBB-320?

Muitas pessoas acabam se confundindo em relação à FBB-120 e FBB-320. Entretanto, não há nenhuma diferença entre ambas. O que ocorre é que a nomenclatura mudou, bem como a forma de realização das provas, que agora são feitas de forma online através de uma plataforma.

Como estudar corretamente?

Uma das questões que mais causam confusão em qualquer indivíduo é saber como se organizar para dar início aos estudos para uma prova.

O motivo é que muitos possuem medo de não decorar os conteúdos estudados, além de também sentirem um profundo receio de ter um branco no momento em que as provas forem feitas.

Entretanto, algumas dicas podem ajudar a estudar de maneira correta.

1. Não se pressione

Uma das piores manias para todos aqueles que buscam estudar é se pressionar para conseguir aprender tudo em tempo recorde.

O fato é que isso pode até parecer uma boa ideia de início, mas, com o passar do tempo, são grandes as possibilidades de o estresse tomar conta e o conteúdo ser facilmente esquecido.

2. Treine uma prova oral

Uma das melhores formas de garantir que aprendeu tudo é sempre pedir para alguém fazer as perguntas e, então, você deve respondê-las em voz alta.

Dessa forma, é possível corrigir alguns detalhes que podem se mostrar prejudiciais no momento de realizar a prova.

3. Comece sempre pelo mais fácil

Mesmo que pareça contraditório, começar a estudar pelos conteúdos mais fáceis colabora para que seja possível aprender e focar naquilo que é menos estressante e de maior entendimento.

Em seguida, treinar o que é mais difícil em relação aos assuntos selecionados para a prova torna-se mais descomplicado. Dessa forma, será mais fácil obter o certificado FBB-120 ou qualquer outra certificação financeira.

Guilherme Almeida
Guilherme Almeida
Bacharel em Economia e Especialista em Finanças Corporativas e Mercado de Capitais pelo Ibmec-MG. Mestrando em Estatística pela UFMG, atua como professor, palestrante e porta voz das áreas de economia e finanças, tendo concedido mais de mil entrevistas para os principais meios de comunicação. Atualmente, leciona matérias ligadas à Economia e ao Mercado Financeiro em cursos preparatórios para certificações financeiras, além de ser o Economista-Chefe do departamento de Estudos Econômicos da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio MG).

relacionadas