Certificação FP&A: saiba tudo sobre essa certificação financeira

FP&A
Share on twitter
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email

Para seguir a carreira de finanças, o profissional precisa estar bem preparado, o que inclui obter certificações financeiras para desempenho da função. Uma das possibilidades de qualificação é através da certificação FP&A.

FP&A (Financial Planning and Analysis) é uma alternativa para quem quer buscar uma nova oportunidade de crescimento no mercado financeiro.

O que é FP&A?

FP&A (Financial Planning and Analysis), que significa Planejamento e Análise Financeira, é uma atividade de organização financeira a ser desempenhada dentro uma instituição. Ou seja, uma empresa pode ter um grupo de FP&A trabalhando em seu ambiente interno para organizar suas finanças e o planejamento das mesmas.

Algumas das atividades de um setor de Financial Planning and Analysis, são:

  • Projeções financeiras;
  • Produção de relatório de gerenciamento;
  • Entendimento orçamentário;
  • Investimentos planejados;
  • Efeitos monetários das decisões realizadas na organização.

O que é a Certificação FP&A?

FP&A

A FP&A Certification (Certificação FP&A) é concedida pela Association for Financial Professionals (AFP), e é direcionada para profissionais do mercado que atuam diretamente com o planejamento financeiro e controle de empresas.

Através da Financial Planning and Analysis Certificate, é garantir que o profissional tem condições e conhecimento de direcionar o objetivo da empresa de forma assertiva, desenvolvendo o plano financeiro, baseado em finanças corporativas, e operacional.

O que faz um analista de FP&A?

O analista de FP&A, é um profissional preparado para o futuro. De acordo com a orientação das metas de alto nível interligadas com o CFO e CEO, o trabalho do FP&A gerencia o desempenho corporativo. Algumas especificidades dessa atuação:

  • Suporte ao controller;
  • Projeção de demonstrativos financeiros;
  • Elaboração de relatórios gerenciais.

De maneira geral, essa atuação desenvolve uma previsão contínua que atende as principais premissas e previsões para o futuro. Além disso, essa certificação é importante não apenas para analistas mas também para gestores financeiros.

Quer trabalhar no mercado financeiro? A Certifiquei oferece os melhores cursos preparatórios para você tirar a sua certificação. Confira!

Como tirar a Certificação FP&A?

Para os profissionais que querem tirar a FP&A, enfrentam o fator indispensável do domínio da língua inglesa, dado que é uma certificação financeira internacional. Como é um processo voltado para atuantes do mercado financeiro, é necessário ter experiência profissional prévia nesse mercado (mínimo de 2 anos para áreas correlatas ao FP&A).

Além disso, precisa ter um diploma de bacharel ou estar matriculado em um curso voltado para a área financeira. Por exemplo:

  • Finanças;
  • Economia;
  • Contabilidade.

No entanto, para realizar o exame em período de execução do curso, é preciso estar prestes a concluir em até dois anos.

Como é a prova de certificação da Financial Planning and Analysis?

Existem algumas matérias específicas que são direcionadas para quem quer estudar para a FP&A e, no resultado, cada uma possui um peso de resultado diferente.

A certificação é dividida em dois módulos, onde, na primeira parte:

  • 125 perguntas, sendo 110 de múltipla-escolha e 15 de simulações;
  • Domínio A: coleta e interpretação de informações (40%)
  • Domínio B: compreensão de conceitos financeiros e coordenação de atividades com outros profissionais (60%).

Na segunda parte:

  • 125 perguntas, sendo 90 de múltipla-escolha e 30 simulações;
  • A: análise de informações (35%);
  • B: construção de projeções financeiras (35%);
  • C: utilização de tecnologia (30%).

Aproximadamente, 6 a 8 semanas depois da realização do exame, o candidato recebe um e-mail informando o seu desempenho.

A FP&A é uma opção de crescimento para quem trabalha no mercado financeiro. O profissional que quiser realizar a prova, precisa se preparar de forma planejada e consistente. Para tirar sua certificação financeira, confira os cursos da Certifiquei e se prepare para as provas com o suporte dos melhores profissionais do mercado.

Guilherme Almeida
Guilherme Almeida
Bacharel em Economia e Especialista em Finanças Corporativas e Mercado de Capitais pelo Ibmec-MG. Mestrando em Estatística pela UFMG, atua como professor, palestrante e porta voz das áreas de economia e finanças, tendo concedido mais de mil entrevistas para os principais meios de comunicação. Atualmente, leciona matérias ligadas à Economia e ao Mercado Financeiro em cursos preparatórios para certificações financeiras, além de ser o Economista-Chefe do departamento de Estudos Econômicos da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio MG).

relacionadas