FP&A: O que é e Sua Importância no Mercado Financeiro

fpa
Share on twitter
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email

Você sabe o que é um planejamento financeiro? Primeiramente, essa é uma ferramenta essencial para o funcionamento de qualquer organização! Suas estratégias orientam as tomadas de decisão financeiras, favorecendo o alcance de metas e objetivos. Por isso, é imprescindível conhecer o analista FP&A e sua certificação. 

Em resumo, o objetivo do profissional de FP&A é propor estratégias de melhoria de gestão,  tendo em vista os ganhos financeiros da empresa. Entenda mais sobre esse profissional e como ele atua também no mercado financeiro

O que é FP&A?

 A sigla FP&A significa Financial Planning and Analysis, que pode ser traduzida para Planejamento e Análise Financeira. Essa é uma atividade de organização financeira a ser desempenhada dentro de uma instituição. Ou seja, uma empresa pode ter um grupo de FP&A trabalhando em seu ambiente interno para organizar suas finanças e o planejamento.

Algumas das atividades do setor de Planejamento e Análise Financeira, são:

  • Projeções financeiras;
  • Produção de relatório de gerenciamento;
  • Entendimento orçamentário;
  • Investimentos planejados;
  • Efeitos monetários das decisões realizadas na organização.

Dessa forma, é importante entender o significado de FP&A e o impacto que tal certificação possui para o mercado financeiro.  

Como trabalhar no Mercado Financeiro

EBOOK GRATUITO | Como trabalhar no Mercado Financeiro?

Baixe agora nosso ebook gratuito para descobrir o que você precisa para conseguir uma oportunidade no Mercado Financeiro!

Como trabalhar no Mercado Financeiro

EBOOK GRATUITO |
Como trabalhar no Mercado Financeiro?

O que faz um analista FP&A?

Como visto anteriormente neste texto, o FP&A possibilita ao profissional atuar como analista da área, isto é, trabalhar num campo do mercado financeiro voltado para entender as tendências no setor. 

Sendo assim, este conhecimento auxilia o profissional no trabalho de planejamento de investimentos de um negócio, visto que toda decisão é tomada com base em análises sobre o mercado e as tendências futuras dele. 

Assim, é possível destacar a atuação do analista FP&A  de três formas. São elas:

Portanto, é útil entender as capacidades de gerenciamento de um analista FP&A e como tal atividade faz diferença no mercado. 

Gerenciamento de projetos 

Entendendo a função do profissional, é possível perceber que a certificação FP&A possibilita ao profissional atuar como planejador financeiro.

Assim, um analista com esta certificação trabalha auxiliando os gestores de uma empresa sobre estratégias de expansão, sendo que para isto, ele realiza pesquisas e coletas de dados relacionados à economia e ao negócio. 

Geralmente, as projeções realizadas são de médio prazo, entre três e cinco anos, com potencial de causar impacto no desenvolvimento do negócio. 

Dessa forma, o analista de FP&A costuma ter as seguintes características:

  • Capacidade de gerenciar um projeto e uma equipe;
  • Liderança;
  • Gestão dos custos e tempo dedicados ao projeto;
  • Habilidade em lidar com períodos de pressão, especialmente relacionado à solução de problemas. 

Assim, a atuação de um analista desta categoria passa tanto por questões técnicas, quanto administrativas. 

Não à toa que este profissional tem grande relevância para o desenvolvimento de um projeto e, consequentemente, aumento do lucro de uma empresa.

Todavia, é sempre importante que ele esteja atento ao contexto macroeconômico e microeconômico.

O que é a Certificação FP&A?

A FP&A Certification (Certificação FP&A) é concedida pela Association for Financial Professionals (AFP), sendo direcionada para profissionais do mercado que atuam diretamente com o planejamento financeiro e controle de empresas.

Através da Financial Planning and Analysis Certificate, é garantido que o profissional tenha condições e conhecimento de direcionar o objetivo da empresa de forma assertiva, desenvolvendo o plano financeiro, baseado em finanças corporativas e operacionais. 

O analista de FP&A é um profissional preparado para o futuro. De acordo com a orientação das metas de alto nível interligadas com o CFO e CEO, o trabalho do FP&A gerencia o desempenho corporativo. 


Quer trabalhar no mercado financeiro? A Certifiquei oferece os melhores cursos preparatórios para você tirar a sua certificação. Confira!

Como tirar a Certificação FP&A?

Para os profissionais que querem tirar a FP&A, enfrentam o fator indispensável do domínio da língua inglesa, dado que é uma certificação financeira internacional. Como é um processo voltado para atuantes do mercado financeiro, é necessário ter experiência profissional prévia nesse mercado (mínimo de 2 anos para áreas correlatas ao FP&A).

Além disso, é preciso ter um diploma de bacharel ou estar matriculado em um curso voltado para a área financeira. Por exemplo:

  • Finanças;
  • Economia;
  • Contabilidade.

No entanto, para realizar o exame em período de execução do curso, é necessário estar prestes a concluir em até dois anos.

Como é a prova de certificação da Financial Planning and Analysis?

Existem algumas matérias específicas que são direcionadas para quem quer estudar para a FP&A e, no resultado, cada uma possui um peso de resultado diferente.

A certificação é dividida em dois módulos, onde, na primeira parte:

  • 125 perguntas, sendo 110 de múltipla-escolha e 15 de simulações;
  • Domínio A: coleta e interpretação de informações (40%)
  • Domínio B: compreensão de conceitos financeiros e coordenação de atividades com outros profissionais (60%).

Na segunda parte:

  • 125 perguntas, sendo 90 de múltipla-escolha e 30 simulações;
  • A: análise de informações (35%);
  • B: construção de projeções financeiras (35%);
  • C: utilização de tecnologia (30%).

Aproximadamente, 6 a 8 semanas depois da realização do exame, o candidato recebe um e-mail informando o seu desempenho.

A FP&A é uma opção de crescimento para quem trabalha no mercado financeiro. O profissional que quiser realizar a prova, precisa se preparar de forma planejada e consistente.


Para tirar sua certificação financeira, confira os cursos do Certifiquei e se prepare para as provas com o suporte dos melhores profissionais do mercado.

Quanto custa tirar a certificação FP&A?

Devido ao fato desta certificação ser responsabilidade de uma organização internacional e, inclusive, ter validade fora do Brasil, o valor cobrado para realizar a FP&A é em dólar. 

Além disso, o valor tende a variar ao longo do tempo. Assim, é necessário que o candidato tenha atenção às variações relacionadas ao preço da certificação.

Em 2022, o custo para membros da FPA era de US$1095. 

Enquanto, para não membros da FPA, o custo para realizar o curso FP&A é de US$1195. 

Devido ao alto custo, é aconselhável que o candidato busque formas de se preparar para realizar o exame como através de curso de FP&A e, especialmente, tenha noção da data limite para inscrição e de realização da prova. 

Qual a Importância do FP&A?

fpa

Ao longo do artigo foi possível perceber o porquê do FP&A ser uma certificação de tanto renome no meio empresarial.

O que não é à toa, haja visto que esta especialização dá permissão para que o profissional, entre outras coisas, atue como planejador financeiro.

Área que ganha cada vez mais espaço no mercado de trabalho, especialmente porque planejamentos de longo prazo são alternativas interessantes para empresas que buscam crescer e, ao mesmo tempo, se destacar no mercado financeiro. 

Além disso, a possibilidade de atuar fora do país também é um fator positivo desta certificação financeira.

Portanto, é possível entender o porquê da FP&A estar entre as principais certificações financeiras disponíveis na atualidade!

Guilherme Almeida
Guilherme Almeida
Bacharel em Economia e Especialista em Finanças Corporativas e Mercado de Capitais pelo Ibmec-MG. Mestrando em Estatística pela UFMG, atua como professor, palestrante e porta voz das áreas de economia e finanças, tendo concedido mais de mil entrevistas para os principais meios de comunicação. Atualmente, leciona matérias ligadas à Economia e ao Mercado Financeiro em cursos preparatórios para certificações financeiras, além de ser o Economista-Chefe do departamento de Estudos Econômicos da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio MG).

relacionadas