Growth Stock: saiba mais sobre este tipo de ativo financeiro

growth-stocks
Share on twitter
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email

No mercado financeiro é comum encontrar empresas que se destacam por seu crescimento, atraindo assim um número maior de investidores. Este tipo de negócio é conhecido como growth stocks.

Assim, é possível considerar que as growth stocks são interessantes para grande parte dos investidores, incluindo tanto o investidor arrojado quanto o conservador. Todavia é necessário se ter cuidado antes de se investir neste tipo de negócio, pois é possível que o valor pago seja acima do custo real da empresa.

Trabalhe no mercado que mais cresce e remunera no Brasil! Conheça os cursos do Certifiquei e se qualifique para atuar no mercado de capitais!

O que são as growth stocks

As growth stocks são ações de crescimento, relacionadas às empresas que tiveram alta nas margens de lucro e vendas, apresentando assim um alto Compound Annual Growth Rate, ou CAGR.

Dessa forma, esta identificação serve para apontar empresas que estão em alta na bolsa de valores.

Ainda vale destacar que empresas de determinados setores costumam estar mais presentes entre as ações de crescimento,, sendo possível destacar três segmentos. São eles:

  1. Tecnologia;
  2. Bancos digitais;
  3. Aluguel de automóveis.

Além disso, as empresas growth stocks também possuem por características apresentar bons dados em seus balanços recentes, fator que serve para atrair ainda mais investidores para este tipo de negócio.

Contudo, por este movimento de alta ser marcante, a valorização das ações destas empresas tende a ser notável.

Em contrapartida, a tendência do movimento de crescimento pode se confirmar ou não. 

Ou seja, o investidor pode tomar prejuízos consideráveis caso tenha apostado no crescimento do negócio e o mesmo não ocorra da forma prevista. 

Por fim, vale destacar que isto é comum entre empresas deste tipo, pois, por vezes, o crescimento é impulsionado pelo segmento de atuação.

Como encontrar as growth stocks

Uma estratégia de growth stocks pode ser uma boa alternativa para o investidor. 

Todavia, para se ter sucesso em tal empreitada é necessário saber como entrar as growth stocks. Para isto, é útil analisar três aspectos, são eles:

  • Valuation da empresa;
  • Seleção de empresas em crescimento;
  • Fundamentos para tal crescimento.

Valuation da empresa

Realizar o valuation da empresa é um passo importante para se identificar bons exemplos de growth stocks, isso porque este tipo de estudo busca apresentar o valor real de uma ação, isso é, o valor intrínseco de um ativo financeiro.

Dessa forma, o investidor conseguirá evitar pagar por uma ação, mais do que realmente vale, evitando prejuízos. 

Ainda vale reforçar que ações growth stocks costumam ser negociadas por um valor maior, aumentando assim a importância de fazer o valuation de um negócio para encontrar ativos deste tipo.

Ebook Trilha de estudos Ancord

EBOOK GRATUITO | Trilha de estudos Ancord

Baixe o ebook gratuito para saber o que e como estudar para a prova de certificação Ancord

Ebook Trilha de estudos Ancord

EBOOK GRATUITO | Trilha de estudos Ancord

Seleção de empresas em crescimento

Outro ponto importante para encontrar as growth stocks do mercado é a seleção de empresas que apresentam um processo de crescimento considerável.

Afinal, esta é a premissa básica para ser considerado um negócio deste tipo. 

Dessa forma, para o investidor identificar estes tipos de ativos, deve analisar o CAGR ou a taxa de crescimento das empresas. 

Fundamentos para tal crescimento

Por fim, mas não menos relevante, é necessário analisar os fatores que fundamentam o crescimento da empresa. 

Ou seja, é útil considerar o crescimento do setor de atuação, o aumento do PIB e o market share da empresa. 

Portanto, através da análise destes fatores, é possível encontrar as growth stocks e realizar o gerenciamento de risco deste tipo de investimento.

Guilherme Almeida
Guilherme Almeida
Bacharel em Economia e Especialista em Finanças Corporativas e Mercado de Capitais pelo Ibmec-MG. Mestrando em Estatística pela UFMG, atua como professor, palestrante e porta voz das áreas de economia e finanças, tendo concedido mais de mil entrevistas para os principais meios de comunicação. Atualmente, leciona matérias ligadas à Economia e ao Mercado Financeiro em cursos preparatórios para certificações financeiras, além de ser o Economista-Chefe do departamento de Estudos Econômicos da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio MG).

relacionadas