Investidor Arrojado: confira os 5 investimentos comuns desse perfil

últimos artigos

Investidor Arrojado


O mercado de investimentos possui uma diversidade de ativos que oferecem diferentes rentabilidades e riscos ao investidor. Por isso, saber qual o melhor investimento para si, depende de uma análise de perfil que varia entre investidor arrojado, moderado e conservador.

Nesse artigo você irá conferir quais as características do investidor arrojado e quais os investimentos mais interessantes para esse perfil.

O que é um Investidor Arrojado?

O investidor arrojado é aquele que possui um perfil mais agressivo e que deseja alcançar os maiores lucros a longo prazo, mesmo que para isso seja necessário ter algumas perdas a curto prazo.

Ele é, dentro dos três possíveis tipos de investidor, o que mais tolera riscos em troca de investimentos mais rentáveis.

Embora a tolerância a maiores riscos seja uma das suas principais características, isso não significa necessariamente que o perfil de investidor arrojado invista apenas visando correr mais riscos de forma imprudente. Na verdade, esse tipo de investidor busca segurança na diversificação da carteira.

Ou seja, se por um lado seus investimentos são mais arriscados e possuem maiores chances de insucesso se comparados a investimentos conservadores, o investidor arrojado equilibra esse risco diversificando seus investimentos.

Essa diversidade na carteira dá ao investidor mais chances de ganho. Em outras palavras, se um de seus investimentos não oferecer a rentabilidade esperada, há ainda outros investimentos em sua carteira que poderão oferecer.

Outra característica comum no perfil arrojado é o maior domínio da área onde se deseja investir. Logo, isso significa que, apesar dos riscos, há muita pesquisa por trás de seus investimentos.

Afinal, tolerar mais riscos é uma estratégia com grande possibilidade de perda de recursos, fazendo com que seja necessário pensar bem antes de aplicá-la.

Quais são os outros perfis de investidor possíveis?

Existem três tipos de perfil de investidor e suas características variam de acordo, principalmente, com o objetivo que cada um possui.

Um ponto crucial que separa cada um deles é o quanto de risco ele está disposto a tolerar para que os investimentos tenham maior rendimento. Assim, temos:

  1. conservador: aquele que não quer perder dinheiro e não tolera muitos riscos;
  2. moderado: o investidor que aceita correr um pouco de risco para investimentos a longo prazo; e
  3. arrojado, também conhecido como agressivo.

Em todos os casos, ninguém quer perder dinheiro. Por isso, o recomendado para todos os três perfis é ter um bom estudo dos ativos e do mercado financeiro.

Todavia, quando entramos no perfil agressivo, é altamente recomendado que ele conheça muito bem os ativos mais indicados para a categoria.

Afinal, se ele não compreender bem as opções que possui, existe uma alta possibilidade de que a estratégia não dê certo.

Portanto, é útil entender quais são as características do investidor arrojado.

Quais são as características do Investidor Arrojado?

Como visto no tópico anterior, existem diferenças nas características do investidor conservador, moderado e arrojado.

Assim, é útil entender as principais características de um investidor arrojado. 

Inicialmente, vale reforçar que este investidor tem por principal características assumir riscos em busca de altos rendimentos.

Ou seja, em busca de retornos elevados, este investidor aceita investir em produtos financeiros com grau de risco.

Outra característica relacionada a este investidor é o fato de que sua carteira de investimentos é composta por um percentual maior de ativos de renda variável.

Além disso, este tipo de investidor foca seus ganhos no longo prazo.

Investidor Arrojado: tudo sobre esse possível perfil de investidor

Não à toa,  ainda que assuma alguns riscos no mercado, sua estratégia possui riscos calculados, isto é, adquire produtos financeiros que façam sentido para seu objetivo de longo prazo.

Por fim, mas não menos relevante, o investidor arrojado tem por característica manter a calma.

Assim, este perfil de agente do mercado entende que as oscilações no curto e médio prazo serão constantes.

Ainda há a possibilidade de que crises afetem sua carteira ao longo do processo.

Contudo, por ter calma em suas ações, ele tende a manter a estratégia em curso, mesmo em situações adversas. 

Portanto, é possível elencar estes pontos estão entre as principais características do investidor arrojado. 

Cinco investimentos para esse perfil

A carteira de investimentos arrojada pode conter produtos financeiros de diferentes tipos. 

Dessa forma, é possível listar cinco tipos de produtos financeiros para o investidor com perfil arrojado. No caso, são eles:

  1. Ações;
  2. ETFs;
  3. Fundos de ações;
  4. BDR;
  5. Fundo de Investimento Imobiliário (FII).

Dessa forma, vale introduzir brevemente cada um destes investimentos. 

Ações

Para muitos agentes da área, o investimento mais indicado para o investidor com perfil arrojado é a ação, isto é, os papéis de empresa fazem sentido para este tipo de investidor.

Em suma, as ações são parte do capital social da empresa.

Dessa forma, este ativo oscila de acordo com o desempenho que a empresa tem no mercado, sendo que são considerados tanto aspectos macroeconômicos quanto microeconômico nesta volatilidade. 

Portanto, este talvez seja o investimento de maior risco e retorno da bolsa de valores, sendo indicador como um dos investimentos para perfil arrojado.

Investidor Arrojado: tudo sobre esse possível perfil de investidor

ETFs

Os Exchange Traded Funds, ou ETFs, também são ativos que fazem parte da carteira do investidor arrojado.

O que não é à toa, afinal este tipo de ativo financeiro também é de renda variável.

Em suma, os ETFs são fundos de índice, isto é, a rentabilidade desses ativos acompanham um índice econômico determinado. 

Fundos de ações

O fundo de ação é outro investimento que faz sentido no perfil de investidor arrojado.

Tal qual o próprio nome indica, este é um tipo de fundo de investimento focado em ações. 

Dessa forma, os fundos de ações juntam títulos de diferentes empresas, diminuindo o risco de se investir em apenas uma papel.

Todavia, os ganhos também são menores, visto que os riscos estão diluídos neste tipo de fundo. 

BDR

O perfil do investidor arrojado também busca ativos financeiros fora do país.

Assim, o Brazilian Depositary Receipts, ou BDR, é uma forma que o investidor nacional tem para expor ser capital a ativos estrangeiros.

Afinal, os BDRs são atrelados a ações de fora do Brasil.

Fundo de Investimento Imobiliário (FII)

Por fim, mas não menos relevante, estão os FIIs. 

Em suma, este tipo de fundo é focado em ativos imobiliários, se tornando uma alternativa interessante para quem busca ter patrimônio investidor no setor imobiliário. 

Além disso, os FIIs pagam cotas aos seus investidores, isto é, proventos.

Portanto, os fundos imobiliários são uma alternativa interessante para diversificação de carteira do investidor arrojado.

Guilherme Almeida
Guilherme Almeida
Bacharel em Economia e Especialista em Finanças Corporativas e Mercado de Capitais pelo Ibmec-MG. Mestrando em Estatística pela UFMG, atua como professor, palestrante e porta voz das áreas de economia e finanças, tendo concedido mais de mil entrevistas para os principais meios de comunicação. Atualmente, leciona matérias ligadas à Economia e ao Mercado Financeiro em cursos preparatórios para certificações financeiras, além de ser o Economista-Chefe do departamento de Estudos Econômicos da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio MG).