8 livros de investimentos para compreender o Mercado Financeiro

livros de investimentos
Share on twitter
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email

Uma das melhores formas de aprender algo, é estudando. O estudo, inclusive, não se aplica somente ao momento em que é necessário realizar uma prova, por exemplo, mas, sim, buscando aperfeiçoamento constante, inclusive com livros de investimentos.

Sabendo disso, os livros de investimentos são extremamente sadios e importantes para abrir a mente de todas as pessoas que desejam aprender algo novo sobre o mercado, debater opiniões, concordar ou discordar do conteúdo.

O que são livros de investimentos?

Livros de investimentos são livros que possuem o assunto principal voltado para o mercado financeiro. Eles podem ser escritos de diversas maneiras. Destacamos três delas a seguir:

  1. uma visão experiente do mercado;
  2. conteúdos de superação mesclados a investimentos;
  3. estórias que ensinam a investir e poupar.

Dessa forma, é um equívoco quando muitas pessoas pensam que os livros de investimento são complexos e se baseiam em um conteúdo proibido e de difícil acesso para quem não é experiente.

Afinal, existem ótimos livros para investidores iniciantes que podem colaborar para um bom crescimento financeiro.

Melhores livros sobre investimento

Como a leitura é um dos métodos mais eficazes de aprender algo, grandes nomes do investimento aprenderam a chegar ao sucesso exatamente dessa forma. Bill Gates e Warren Buffet, por exemplo, possuem a leitura como um de seus hábitos diários.

Entretanto, não é preciso ter pressa para chegar a esse nível. O mais indicado é sempre iniciar com conteúdos básicos e de fácil entendimento.

Dessa forma, será possível agregar, de maneira fácil, uma grande quantidade de conhecimento sobre investimentos.

Confira a seguir nossa seleção dos principais livros sobre investimentos da atualidade:

  1.  Pai Rico, Pai Pobre – Robert Kiyosaki e Sharon L. Lechter
  2.  Ações Comuns, Lucros Extraodinários – Philip Fisher
  3.  O Investidor Inteligente – Benjamin Graham
  4. O Jeito Warren Buffet de Investir – Robert G. Hangstrom
  5. Os Segredos da Mente Milionária – T. Harv Eker
  6. Os Anxiomas de Zurique – Max Gunther
  7. Finanças Comportamentais – Aquiles Mosca
  8. Iludido pelo Acaso – Nassim Nicholas Taleb

1. Pai Rico, Pai Pobre – Robert Kiyosaki e Sharon L. Lechter

Um dos livros mais básicos, mas muito profundo, sobre como mudar a mentalidade e dar início aos investimentos, é “Pai Rico, Pai Pobre”. O autor do livro conta as diferenças entre os ensinamentos do seu pai, o pai pobre, e a diferença dos ensinamentos do pai de seu melhor amigo, o pai rico.

A obra também é ótima para questionar ideias que temos sobre trabalho e segurança, bem como se elas realmente fazem sentido nos dias atuais. O livro é um dos responsáveis por formar grandes investidores da atualidade.

2. Ações Comuns, Lucros Extraordinários – Philip Fisher

Nesse livro, o autor Philip Fisher elabora uma lista com 15 aspectos fundamentais para escolher bons investimentos na hora de se arriscar na bolsa. Considerado um dos maiores livros de investimentos, a leitura oferece uma compreensão mais ampla do tema.

Além disso, também ensina técnicas diferenciadas de como avaliar os investimentos e se envolver de maneira mais sadia com eles.

O autor do livro, inclusive, é o responsável por surpreender os próprios proprietários dos fundos que administrava, já que explicava em detalhes o seu entendimento sobre cada um.

3. O Investidor Inteligente – Benjamin Graham

Considerado por Warren Buffet como o melhor livro de investimentos de toda a história, “O Investidor Inteligente” é uma obra que ensina alguns conceitos básicos e fundamentais para realizar análises a partir da visão de investidor.

Além disso, também explica tudo o que é necessário saber a partir do momento em que decide-se aplicar o dinheiro em renda variável.

A ideia é, literalmente, transformar o leitor em um investidor inteligente.

Quer trabalhar no mercado financeiro? A Certifiquei oferece os melhores cursos preparatórios para você tirar a sua certificação. Confira!

4. O Jeito Warren Buffet de Investir – Robert G. Hangstrom

Nessa obra, é possível ter uma visão muito interessante que envolve a genialidade de Warren Buffet nos investimentos, pensamentos sobre dinheiro e a filosofia que envolve Buffet.

A intenção é mostrar como o magnata dos investimentos conseguiu atingir esse nível de riqueza, mesmo utilizando recursos disponíveis para qualquer pessoa.

Dessa maneira, o autor decide apresentar 12 princípios que foram os responsáveis por orientar a filosofia de vida dentro dos investimentos de Warren Buffet.

Ademais, uma das maiores vantagens é que consegue aplicá-las dentro da situação econômica de cada investidor, independente de sua realidade atual.

5. Os Segredos da Mente Milionária – T. Harv Eker

Um dos pilares para investir e enriquecer é mudar a mentalidade destrutiva, de escassez e pobreza, para uma mentalidade de riqueza absoluta. Mesmo que pareça difícil pensar que isso é possível em um primeiro contato, o livro facilita.

A obra oferece 17 modos detalhados e muito bem explicados sobre como pensar e agir para, assim, deixar de lado a mentalidade que pode estar balançando e desequilibrando a vida financeira de qualquer pessoa.

A intenção é mostrar que, muitas vezes, a mente é um dos principais fatores que distinguem os ricos e os pobres.

6. Os Anxiomas de Zurique – Max Gunther

Livro escrito pelo grande e ilustre autor Max Gunther, tem como objetivo mostrar os 12 principais anxiomas, além de mais 16 secundários, que se referem às táticas utilizadas pelos banqueiros suíços na hora de obter êxito em todos os negócios.

A intenção é mostrar tudo o que ocorre por trás de uma simples tomada de decisão e mostrar que é importante, sim, aprender e ter uma estratégia definida para quem deseja investir.

7. Finanças Comportamentais – Aquiles Mosca

“Finanças Comportamentais” é um dos livros sobre investimentos que mais causaram alvoroço.

O motivo é que mostra, de uma maneira embasada, científica e totalmente didática, o comportamento que faz os investidores errarem na hora de aplicar o seu dinheiro.

Além disso, explica que a origem de todos os equívocos pode estar ligada intimamente às limitações do ser humano.

Como, por exemplo, realizar aproximações mentais e não calcular a tomada de decisões para ter uma prova concreta de que o investimento dará certo ou não.

8. Iludido pelo Acaso – Nassim Nicholas Taleb

Esse livro é o mais indicado para quem enxerga a bolsa de valores e o mercado como um cassino.

Afinal, explica que é muito fácil ganhar dinheiro a partir do momento em que a economia está ótima. Entretanto, é preciso estar preparado para ganhar dinheiro também quando o cenário se mostra trágico.

No livro, o escritor também aconselha todos os investidores (ou futuros investidores) sobre o fato de que é necessário se acostumar com as perdas, não somente com os ganhos.

Afinal, todo investidor um dia vai perder, mas isso não deve ser um fator determinante para desistência, mas sim para estudo.

Quem deve ler livros sobre investimentos?

Para saber como realizar investimentos inteligentes, é preciso, de fato, estudar. Os melhores livros sobre finanças e investimentos podem ser lidos por qualquer pessoa que queira mudar sua vida financeira através de investimentos, como:

  • estudantes de áreas relacionadas a finanças e economia;
  • investidores iniciantes;
  • investidores experientes;
  • empreendedores.

Os livros de investimentos são acessíveis e podem ser encontrados também na internet, em formato digital. Não há desculpas para não se aprimorar!

Guilherme Almeida
Guilherme Almeida
Bacharel em Economia e Especialista em Finanças Corporativas e Mercado de Capitais pelo Ibmec-MG. Mestrando em Estatística pela UFMG, atua como professor, palestrante e porta voz das áreas de economia e finanças, tendo concedido mais de mil entrevistas para os principais meios de comunicação. Atualmente, leciona matérias ligadas à Economia e ao Mercado Financeiro em cursos preparatórios para certificações financeiras, além de ser o Economista-Chefe do departamento de Estudos Econômicos da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio MG).

relacionadas