Margem operacional: conheça a importância deste indicador

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Margem operacional: conheça a importância deste indicador

Compreender os indicadores operacionais de um negócio pode ser um diferencial no momento de se realizar um investimento. Assim, conhecer o funcionamento destas técnicas é útil para quem atua no mercado financeiro. E, entre as opções, vale-se o destaque para a margem operacional.

O que não é à toa, afinal a margem operacional de uma empresa é um indicador relevante sobre a capacidade de uma empresa. Dessa forma, é um método relevante para achar bons negócios e, frequentemente, é utilizada inclusive pelo investidor profissional.

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O que é a margem operacional

A margem operacional, ou MO, é um indicador financeiro que mede qual a capacidade da empresa em gerar lucro operacional a partir de cada R$1 obtido em vendas líquidas.

Portanto, esta é uma forma que auxilia o investidor a entender três pontos em especial. São eles:

  1. Capacidade de gerar lucro da empresa;
  2. Modo em que a empresa administra suas finanças;
  3. Risco de se investir naquele negócio.

Dessa forma, entender como se chega ao valor deste indicador operacional é útil para o investidor que deseja utilizar este método em suas análises.

Cálculo

Para se chegar à margem operacional de um negócio, é utilizado a seguinte fórmula:

  • MO = Lucro Operacional/Receita Líquida

Sendo que:

  • MO = Margem operacional;
  • Lucro Operacional = Receita líquida da empresa menos os custos do negócio, exceto os financeiros;
  • Receita Líquida = Valor que a companhia vendeu ao longo do período analisado.

Ainda vale que entre as despesas contabilizadas no lucro operacional, é possível destacar gastos como:

  • Despesas com vendas e distribuição;
  • Custos com produtos vendidos e outros gastos;
  • Gastos operacionais;
  • Gastos gerais.

Outro ponto a se ter atenção em relação ao lucro operacional é que o mesmo não reflete necessariamente os gastos recorrentes.

Assim, é necessário fazer os ajustes necessários para se ter um resultado mais próximo da realidade, ainda mais quando esta métrica faz parte da construção da análise fundamentalista.

Interpretando o resultado

Inicialmente, vale ressaltar que não há um resultado padrão para este tipo de indicador, isto é, este valor pode apresentar um cenário diferente de acordo com o setor e o porte da empresa.

Assim, a eficiência da interpretação da margem operacional depende de outros fatores, como, por exemplo, a margem média do setor no qual a empresa analisada está inserida.

Tal prática faz com que a análise seja mais completa e, consequentemente, mais próxima da realidade.

Importância da margem operacional

Margem operacional: conheça a importância deste indicador

Como visto até aqui, a análise da margem operacional é uma importante prática para investidores e empreendedores.

Isso porque esse método consegue identificar a capacidade da empresa em realizar suas atividades, mostrando como cada insumo afeta no lucro operacional do negócio.

Além disso, este é um indicador útil no momento de se comparar a eficiência de empresas que atuam no mesmo segmento.

Ou seja, é uma boa forma de se encontrar bons negócios do mercado, além de evitar riscos por se optar por um mau investimento.

Contudo, é importante reforçar que, por se tratar de um indicador fundamentalista, é importante aliar este dado financeiro com outros que fazem parte da análise fundamentalista.

Assim, a margem operacional ganha mais força dentro de uma análise financeira, não à toa este é um dado tão utilizado por quem trabalha no mercado financeiro.

Guilherme Almeida
Guilherme Almeida
Bacharel em Economia e Especialista em Finanças Corporativas e Mercado de Capitais pelo Ibmec-MG. Mestrando em Estatística pela UFMG, atua como professor, palestrante e porta voz das áreas de economia e finanças, tendo concedido mais de mil entrevistas para os principais meios de comunicação. Atualmente, leciona matérias ligadas à Economia e ao Mercado Financeiro em cursos preparatórios para certificações financeiras, além de ser o Economista-Chefe do departamento de Estudos Econômicos da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio MG).