Mercado Spot e as possibilidades de ganho no mercado financeiro

mercado-spot
Share on twitter
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email

Para aqueles que já tem familiaridade com o mercado de capitais, em algum momento já devem ter lido ou escutado sobre o mercado à vista, conhecido também como mercado spot.

Diferentemente de outros mercados, no mercado spot ocorre a entrega imediata dos ativos nele negociados, que em sua grande maioria são ativos agrícolas.

O que é o mercado spot?

Também conhecido como mercado a vista, o mercado spot é aquele em que a liquidação das operações é realizada quando ocorrem.

Nesse contexto, é comum se deparar com empresas que negociam commodities nesse mercado, uma vez que por conta da elevada liquidez desse mercado, conseguem negociar suas produções ou partes delas.

Dentre os ativos que são negociados, estão:

  • Commodities
  • Títulos 
  • Câmbio

EBOOK GRATUITO | Guia Certifiquei: Seja um Analista de Investimentos

Baixe o ebook gratuito para conhecer tudo sobre o Analista CNPI e entender como se tornar o profissional mais completo do mercado!

Baixe o ebook gratuito para conhecer tudo sobre o CNPI e entender qual o diferencial em se ter essa certificação!

Características o mercado spot

Utilizado em grande parte por produtores que necessitam urgentemente de recursos financeiros, esse mercado apresenta algumas características peculiares.

Assim, uma das principais características do mercado spot e, sem dúvidas, a mais importante na hora de investir, é a elevada liquidez presente nas operações.

Soma-se a isso o fato de que a entrega dos ativos acontece imediatamente ou em D + 2, assim como a transferência dos fundos entre as partes que negociaram.

Nesse sentido, dentro da bolsa de mercadorias, a utilização desse mercado rivaliza com o mercado futuro, o qual não apresenta liquidação do contrato apenas na data futura acordada entre as partes.

Trabalhe no mercado que mais cresce e remunera no Brasil! Conheça os cursos do Certifiquei e se qualifique para atuar no mercado de capitais!

Vantagens e desvantagens do mercado spot

 A negociação via mercado spot permite que investidores negociem os ativos ao preço vigente, ou seja, aquele em que estão embutidas todas as informações relevantes.

Além disso, os investidores têm as seguintes vantagens:

  1. Facilidade nas negociações
  2. Liquidez
  3. Sem exigência de capital mínimo

Em contrapartida, apesar de concentrar grande parte das negociações da bolsa de valores, o investidor está sujeito a grande volatilidade.

Nesse sentido, é possível comprar ativos inflacionados, a compra em momento errado não pode ser revertida e os compradores têm a necessidade de ter o capital financeiro disponível para concluir as transações.

Diferenças para o mercado foward (mercado futuro)

Pode-se inferir que a maior e mais relevante diferença entre os dois mercados é que enquanto no mercado spot a liquidação das operações ocorre de forma imediata, no mercado futuro.

Para que o mercado spot é utilizado?

Esse mercado, em sua grande maioria, está relacionado às commodities agrícolas, as quais podem apresentar momentos de escassez ou até mesmo de preços aquém do que o mercado deseja.

Dessa maneira, para que o produtor consiga de forma ágil e a um valor acessível vender suas mercadorias, ele acaba utilizando o mercado à vista, visto que não é necessário fazer acordos para compras em datas futuras, o que eleva a incerteza.

Com isso, dentro da bolsa de mercadorias o produtor tem como aliado, além da liquidez, a certeza de que está em um mercado regular e seguro, o qual reduz as chances de desvantagens e minoram o risco das operações dentro do mercado spot.

Guilherme Almeida
Guilherme Almeida
Bacharel em Economia e Especialista em Finanças Corporativas e Mercado de Capitais pelo Ibmec-MG. Mestrando em Estatística pela UFMG, atua como professor, palestrante e porta voz das áreas de economia e finanças, tendo concedido mais de mil entrevistas para os principais meios de comunicação. Atualmente, leciona matérias ligadas à Economia e ao Mercado Financeiro em cursos preparatórios para certificações financeiras, além de ser o Economista-Chefe do departamento de Estudos Econômicos da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio MG).

relacionadas