P/VPA: saiba mais sobre este indicador fundamentalista

P/VPA: saiba mais sobre este indicador fundamentalista
Share on twitter
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email

Investir no mercado financeiro requer uma série de preparos, sendo que o conhecimento dos indicadores financeiros estão entre os mais relevantes para quem deseja obter retornos vantajosos. E, dentre as opções de indicadores, o P/VPA tem destaque.

Estudado e aplicado por diversos investidores e profissionais da área que investem no longo prazo, o P/VPA é um dos indicadores mais relevantes tendo utilidade no momento de se avaliar um bom negócio. Não à toa é utilizado em estratégias de investimento como o buy and hold.

O que é o P/VPA

O P/VPA, ou Preço sobre Valor Patrimonial da Ação, é um indicador financeiro utilizado para identificar o quanto o investidor vai pagar pelo patrimônio líquido da empresa.

Ou seja, através desta métrica o investidor consegue ter uma dimensão mais próxima da realidade sobre o que esperar daquele investimento.

Assim, podendo ter ideia se aquele é um bom negócio ou não.

Dessa forma, é natural que este indicador fundamentalista tenha grande utilidade dentro do mercado.

Portanto, entender como calcular o P/VPA se torna uma tarefa importante para quem deseja investir pensando no longo prazo.

Como trabalhar no Mercado Financeiro

EBOOK GRATUITO | Como trabalhar no Mercado Financeiro?

Baixe agora nosso ebook gratuito para descobrir o que você precisa para conseguir uma oportunidade no Mercado Financeiro!

Como trabalhar no Mercado Financeiro

EBOOK GRATUITO |
Como trabalhar no Mercado Financeiro?

Cálculo

Para se chegar ao valor do P/VPA é necessário dividir o Preço por Ação pelo valor patrimonial por ação representado por este título.

Para isto, é necessário entender como se faz para chegar ao Valor Patrimonial por Ação, ou VPA, e o que significa o preço por ação.

VPA

Inicialmente, vale apresentar que a fórmula do VPA é a seguinte:

  • VPA = Patrimônio Líquido/ Número de ações no mercado

Ou seja, o VPA nada mais é do que a relação entre o Patrimônio Líquido (PL) de uma empresa sobre o número de ações emitidas.

Vale ressaltar que no PL, estão inclusos diversos ativos da empresa, como imovíeis, maquinários, veículos, entre outros. Está informação costuma estar presente no balanço financeiro.

Preço por Ação

Já o indicado Preço por Ação, como o nome indica, é referente a cotação das ações do negócio, isso é, o valor dos títulos da empresa no momento da análise.

É possível obter esta informação no home broker do mercado.

Além disso, existem sites especializados em análise fundamentalista que disponibilização o Preço por Ação.

Exemplo

Como visto anteriormente, para se chegar ao P/VPA é necessário dividir esses dois valores. Para ficar mais claro, imagine o seguinte exemplo:

As ações de uma determinada empresa estão sendo negociadas no mercado pelo valor de R$20, enquanto o VPA deste negócio é de R$40.

Assim, temos a seguinte equação:

P/VPA = 20/40

Logo, temos que o P/VPA é igual a 0,5, ou 50%. Todavia, tão importante quanto entender o cálculo, é saber interpretar o resultado.

Interpretação do resultado

O cálculo do P/VPA pode mostrar um resultado em que a ação sendo negociada em três contextos, são eles:

  1. Inferior a 1 – ação está sendo negociada por um valor abaixo de seu patrimônio;
  2. Superior a 1 – ação está sendo negociada por um valor acima de seu patrimônio;
  3. Igual a 1 – ação é negociada pelo seu valor patrimonial.

 

Para ilustrar a primeira situação, é possível citar o exemplo anterior, em que o resultado do indicador apontou que o título está sendo negociado por um desconto patrimonial acima de 50%.

Ou seja, a empresa possui margem de segurança para sua atuação financeira, aumentando, assim, a segurança daquele negócio.

Todavia, se o resultado fosse acima de 100%, isso é, o Preço por Ação superior ao VPA, o título está tendo um ágio patrimonial.

Neste caso, a empresa não apresenta uma situação financeira tão estável, com isso se tornando um negócio com maior risco.

Por fim, ainda há a possibilidade do P/VPA ser igual a 1. Casos assim significam que o título está sendo negociado “em linha” ao seu valor patrimonial.

Busca caminho para trabalhar no mercado financeiro? Acesse o Certifiquei e descubra os principais cursos preparatórios voltados para quem busca os certificados da área. Confira!

Formas de utilizar o P/VPA

P/VPA: saiba mais sobre este indicador fundamentalista

Como apontado anteriormente, este indicador é utilizado, especialmente, na construção da análise fundamentalista, assim, é natural a importância de entender as formas de utilização do mesmo.

Normalmente, em situações em que o objetivo do investidor é voltado para o longo prazo, o P/VPA é uma forma de se entender o melhor momento para realizar um investimento.

Afinal, este é um indicador utilizado para definir se a ação está sendo negociada por um preço inferior ao seu valor real.

Além disso, a métrica de comparar o VPA com Preço por Ação também é útil no momento de se definir o potencial de um negócio.

Portanto, ao utilizar o P/VPA, o investidor tem a chance de ter seu investimento valorizado quando o mercado precificar a ação mais perto do seu valor real.

Contudo, este é um indicador financeiro que “ignora” uma série de informações relevantes para empresa.

Portanto, o ideal é aliar o mesmo a outros indicadores fundamentalistas, como, por exemplo:

  • EV/EBIT – Valor da empresa/Antes Juros, Impostos, Depreciação e Amortização. Indicador que compara o lucro operacional da empresa com o valor operacional do negócio;
  • P/L – Preço/ Lucro. Indicador que aponta o preço que o mercado está disposto a pagar em determinado ativo;
  • Entre outros indicadores fundamentalistas que têm seu propósito voltado para analisar a situação financeira atual de uma empresa e as projeções ao longo do tempo.

Uma análise fundamentalista que contemple diferentes indicadores financeiros que se complementa tende a ser mais eficiente e assertiva, especialmente se visado o longo prazo.

Ainda há outra área em que no P/VPA é utilizado com frequência.

P/VPA em investimentos no setor imobiliário

Devido ao fato da precificação de imóveis ser feita a base de estudos sobre o setor imobiliário, e, tais pesquisas serem feitas com uma frequência considerável (semestralmente), o P/VPA acaba sendo um indicador de grande utilidade no setor.

Não à toa, afinal a capacidade de analisar se um ativo está sendo negociado por um valor inferior ao seu real, ainda mais no setor imobiliário, é de grande utilidade.

Dessa forma, diversos investidores têm o Preço sobre Valor Patrimonial da Ação como um grande aliado de investimento.

Todavia, apenas a utilização dele pode acarretar riscos, especialmente pelas oscilações que o mercado possui ao longo do tempo.

Portanto, cabe ao investidor compreender a utilidade do P/VPA, porém compreender que este indicado tem maior utilidade se combinado com outras métricas. Não à toa está prática é utilizada por diversos profissionais da área, como o gestor financeiro.

Guilherme Almeida
Guilherme Almeida
Bacharel em Economia e Especialista em Finanças Corporativas e Mercado de Capitais pelo Ibmec-MG. Mestrando em Estatística pela UFMG, atua como professor, palestrante e porta voz das áreas de economia e finanças, tendo concedido mais de mil entrevistas para os principais meios de comunicação. Atualmente, leciona matérias ligadas à Economia e ao Mercado Financeiro em cursos preparatórios para certificações financeiras, além de ser o Economista-Chefe do departamento de Estudos Econômicos da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio MG).

relacionadas