Qualificação profissional: saiba mais sobre este processo relevante

qualificação-profissional
Share on twitter
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email

Em um mercado de trabalho, as pessoas devem procurar diferentes formas para se destacar e, consequentemente, ter sucesso. Entre os profissionais do mercado financeiro isto não difere, sendo que cada vez mais a qualificação profissional se torna um objetivo de quem busca uma carreira sólida na área.

Ainda vale destacar que tal busca não é à toa, pois a qualificação profissional é uma forma de se ficar mais próximo de uma carreira de sucesso na área. Não à toa, existem tantas certificações voltadas para profissionais da área, como é o caso, por exemplo, do CFP, CPA 10, CPA 20, entre outros.

Siga carreira profissional no mercado financeiro! Acesse o Certifiquei e descubra os principais cursos preparatórios voltados para quem deseja as certificações da área. Confira!

O que é a qualificação profissional

Qualificação profissional é o processo em que o indivíduo melhora e aperfeiçoa suas capacitações profissionais. Para isso é necessário tanto a experiência adquirida com tempo, quanto cursos e graduações que faça durante sua carreira.

Dessa forma, esta prática se torna de relevância para o profissional, sendo que uma das principais características é ser ilimitada, isto é, quanto mais cursos, certificações e prática a pessoa tiver, melhor será sua qualificação.

Assim, um indivíduo com esta carga consegue ter maior espaço no mercado de trabalho, inclusive trabalhando em nichos específicos e tendo a chance de maiores remunerações e prestígio.

Ainda vale destacar que tal prática influencia em todos os campos de trabalho, inclusive no mercado financeiro.

Ou seja, profissionais do segmento que possuem qualificação profissional tendem a ter maior sucesso no segmento, pois isto prover-lhe-á resultados melhores em suas escolhas, além de diminuir os riscos de suas opções de produtos.

Afinal, a partir do momento que o profissional consegue aliar prática e qualificações se torna uma tarefa mais eficiente encontrar bons investimentos disponíveis na bolsa de valores.

Simultaneamente, sua possibilidade de crescimento na área também se torna maior, haja visto que diversas funções do segmento se baseiam na meritocracia no momento de remunerar os profissionais.

Portanto, é útil compreender as possibilidades que a qualificação profissional possibilita aos profissionais, além dos riscos da mesma.

Vantagens e riscos da qualificação profissional

Entre as vantagens proporcionadas por este tipo de prática, é possível destacar alguns pontos de destaque para o profissional.

Inicialmente, vale apontar as vantagens deste tipo de processo, porém também é importante indicar alguns riscos possíveis ao profissional.

Vantagens

Entre as principais vantagens que uma qualificação profissional adequada pode proporcionar ao profissional, é possível destacar, por exemplo:

  • Atualização de conhecimentos;
  • Reconhecimento;
  • Capacidade de redirecionar a carreira.

Portanto, é útil entender como cada um destes aspectos pode se apresentar na rotina de um profissional qualificado.

Atualização de conhecimentos

Com o rápido desenvolvimento das tecnologias, novas práticas, técnicas e conhecimentos vêm surgindo a todo momento.

Assim, o profissional que não se adequar a este tipo de cenário tende a ficar em desvantagem frente a concorrência.

Dessa forma, a qualificação profissional se torna um aliado útil, pois uma das premissas desta prática é o modo como o indivíduo se adapta aos novos cenários, pois o mesmo está sempre atualizado com as novidades do setor.

Além disso, a capacidade de utilizar o que há de mais moderno para sua área de atuação é uma vantagem considerável, pois isso possibilitará o encurtamento e aperfeiçoamento de diferentes tarefas da rotina de um profissional.

Simultaneamente, esta é uma forma do indivíduo se adaptar melhor aos novos desafios de seu segmento de atuação, além de ter uma maior capacidade de lidar com situações adversas.

Portanto, uma das grandes vantagens do profissional qualificado é no modo como o processo de qualificação auxilia em sua jornada.

Reconhecimento

Em um mercado de trabalho cada vez mais concorrido, a qualificação profissional pode fazer diferença no momento de ser contratado.

O que não é à toa, pois certificações, especializações e cursos são pontos relevantes dentre de um currículo profissional.

Ou seja, as empresas buscam contratar profissionais que tenham maior conhecimento e certificações que se encaixem no perfil do negócio.
Dessa forma, a qualificação profissional interfere diretamente no reconhecimento que o indivíduo possui dentro do mercado de trabalho.

Assim, ser contratado, promovido, receber uma remuneração mais elevada, se torna um processo mais “rápido” para os profissionais que possuem qualificação, pois os mesmos têm maior reconhecimento na área em que atuam.

Portanto, quem busca seguir em evolução ao longo de sua carreira tende a ter vantagem frente aos seus concorrentes.

Afinal, prestígio e reconhecimento são dois dos “ativos” mais valiosos dentro de um mercado cada vez mais concorrido.

Capacidade de redirecionar a carreira

Por fim, mas não menos relevante, as qualificações conseguem redirecionar a carreira profissional de uma pessoa.

Isso porque este tipo de prática pode abrir novos caminhos tanto para nichos específicos dentro do próprio segmento de atuação, quanto para áreas diferentes.

Afinal, as habilidades adquiridas ao longo do processo podem ser escolhidas pelo próprio profissional, de forma que se encaixem em seus objetivos e perfil.

Ou seja, é possível que o indivíduo consiga direcionar os rumos de sua carreira através de qualificações.

Por exemplo, uma pessoa que trabalha em banco comercial, opta, em determinado ponto de sua carreira, passar a trabalhar com investimentos no mercado financeiro.

Assim, o mesmo pode recorrer às certificações voltadas aos profissionais da área, pois estas lhe trarão tanto conhecimento, quanto reconhecimento.

Dessa forma, o processo de transição entre trabalhos se torna mais tranquilo e com maiores possibilidades de sucesso ao longo do tempo.

Riscos

Ainda que as vantagens da prática de qualificação profissional sejam marcantes, é necessário também entender os riscos que podem existir no processo.

Inicialmente, vale apontar que em um contexto de instabilidade econômica e política, o funcionamento do mercado de trabalho não é o ideal, sendo por vezes, injusto.

Ou seja, existe a chance que um profissional qualificado, inicialmente, não tenha sucesso no momento de arrumar um emprego.

Além disso, o contexto pode atrasar seu crescimento dentro de um negócio, ainda que o mesmo possua a capacidade necessária para tal.
Dessa forma, o indivíduo deve se planejar para possíveis adversidades que possam aparecer ao longo de sua jornada.

Ainda vale destacar que tal preparação vai desde o ponto financeiro, até o emocional.

Afinal, é possível que o abatimento apareça quando as expectativas não são cumpridas, sendo que isto pode afetar, inclusive, o processo de qualificação.

Contudo, é importante frisar que um dos pontos importantes para reverter este cenário é a própria qualificação.

Afinal, como visto até aqui, esta prática possibilita com que o profissional acumule diversas qualidades que podem ser o diferencial, mesmo em um contexto adverso.

Atue profissionalmente no mercado financeiro! Acesse o Certifiquei e descubra os principais cursos preparatórios voltados para quem deseja as certificações da área. Confira!

Como ter uma qualificação profissional

Tão importante quanto entender as vantagens e riscos do processo de qualificação profissional, é compreender como se consegui-lá.

Assim, mesmo não existindo uma regra, é possível separar este processo nos seguintes passos:

  1. Conclua uma graduação;
  2. Mantenha-se atualizado;
  3. Invista em cursos e certificações.

 

Conclua uma graduação

Inicialmente, é importante destacar um dos passos mais relevantes no processo de profissionalização de um indivíduo, no caso a graduação.

Ainda que existam áreas em que esta prática não seja obrigatória, a graduação é vista como um fator determinante para que a pessoa consiga entrar no mercado de trabalho.

O que não é à toa, pois este é o período em que a pessoa vai ser introduzida aos desafios que existem no segmento que deseja atuar.

Ou seja, na graduação o indivíduo passa a ter um conhecimento mediano sobre diferentes questões que envolvem a área de trabalho que deseja atuar.

Todavia, é importante frisar que este passo é “apenas” o começo, sendo de utilidade aliá-lo com experiências práticas.

De qualquer forma, é útil dizer que a graduação é um dos passos relevantes na qualificação profissional de uma pessoa.

Mantenha-se atualizado

Outro passo de relevância é uma tarefa particular, ainda assim de utilidade, que é se manter atualizado.

Assim, o profissional deve estar atento tanto às novidades gerais, quanto coisas específicas sobre a sua área de atuação.

Dessa forma, o mesmo conseguirá compreender medidas que podem acontecer em seu mercado de trabalho.

Ou seja, um profissional atualizado tende a ter soluções mais eficientes para possíveis problemas que possam aparecer em sua rotina de trabalho.

Contudo, o processo para ter esta prática como hábito não é tão simples.

Dessa maneira, cursos de qualificação profissional são vistos como uma das ferramentas necessárias para tal.

30 dicas para tirar sua certificação

EBOOK GRATUITO | 30 dicas para você se preparar para a sua prova

Baixe o ebook gratuito e confira 30 dicas que te ajudarão a se planejar da melhor forma para os exames de certificação. 

30 dicas para tirar sua certificação

EBOOK GRATUITO | 30 dicas para você se preparar para a sua prova

Invista em cursos e certificações

Investimentos em cursos e certificações profissionais têm ganhado cada vez mais espaço no mercado de trabalho.

O que não é à toa, pois a especialização é uma forma de deixar o profissional mais preparado para os desafios da rotina.

Além disso, esta prática também é vista como uma forma de prestígio por parte do mercado de trabalho.

Ou seja, profissionais com cursos e certificações tendem a ter maior vantagem frente à concorrência.

Afinal, as especializações atestam não só sua capacidade, mas, também, um fator proativo, no qual há uma busca para se aprimorar profissionalmente.

Portanto, investir em cursos e certificações pode ser uma saída para superar a concorrência crescente do mercado.

Simultaneamente, esta prática também pode abrir portas em diferentes segmentos do mercado de trabalho.

Por exemplo, as certificações do mercado financeiro servem para o profissional realizar diferentes tarefas, sendo que estas, a depender de sua capacidade, podem lhe trazer uma carreira profissional de sucesso.

Assim, quem busca como entrar no mercado financeiro profissionalmente, deve entender que a qualificação profissional é um dos passos relevantes neste processo.

Guilherme Almeida
Guilherme Almeida
Bacharel em Economia e Especialista em Finanças Corporativas e Mercado de Capitais pelo Ibmec-MG. Mestrando em Estatística pela UFMG, atua como professor, palestrante e porta voz das áreas de economia e finanças, tendo concedido mais de mil entrevistas para os principais meios de comunicação. Atualmente, leciona matérias ligadas à Economia e ao Mercado Financeiro em cursos preparatórios para certificações financeiras, além de ser o Economista-Chefe do departamento de Estudos Econômicos da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio MG).

relacionadas