Recompra de ações: quais as implicações dessa decisão no mercado

Share on twitter
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email

A recompra de ações é algo recorrente dentro do mercado financeiro, tanto é que se você nunca recebeu a informação de que a empresa que investe decidiu recomprar as ações, já leu várias notícias.

Dessa maneira, a recompra de ações traz muitos impactos aos investimentos, tornando-se um assunto de fundamental importância aos investidores.

O que é recompra de ações?

Também conhecida como buyback, a recompra de ações é um procedimento pautado pela CVM, onde a empresa que está listada na bolsa de valores faz ofertas para comprar suas próprias ações.

Como o processo deve ser autorizado pela CVM, apenas após o seu aceite será possível a empresa realizar a operação.

Por que acontece a recompra de ações?

Apesar de em um primeiro momento parece ruim que a empresa recompre suas ações, essa atitude demonstra para o mercado financeiro que ela acredita em sua capacidade de gerir os ativos e estão com caixa elevado.

Assim, ao realizar a recompra, a empresa está tentando, entre outras coisas:

  1. Corrigir os preços
  2. Maximizar os resultados
  3. Atender ao programa stock options

Trabalhe no mercado que mais cresce e remunera no Brasil! Conheça os cursos do Certifiquei e se qualifique para atuar no mercado de capitais!

Quais são as consequências para a empresa e para o investidor?

Ao realizar a operação, a empresa passa a deter uma maior porcentagem das ações, o que aumenta sua participação nos lucros e permite que outros investidores demandem as ações, o que aumentará os preços.

Para identificar as implicações que a recompra das ações desencadearão, é necessário entender que isso dependerá muito de qual é o objetivo da empresa com esse movimento.

No caso da recompra ser realizada no mercado, ela reduzirá o montante de ações em circulação, o que acarreta a redução da liquidez. 

Já, quando a operação culminar o cancelamento das ações, quem as detém passará a ter uma parcela maior da empresa. Além disso, após o buyback, a tendência é que as ações aumentem de preço.

Por outro lado, se ela guardar, o acionista irá ganhar com uma venda futura das ações por parte empresa, a qual se beneficia da diferença entre o preço de compra e de venda.

Em resumo, a tendência é que após o anúncio de uma recompra de ações as cotações se elevem, entretanto é importante entender que nem sempre isso acontecerá.

Dessa maneira, ao definir que irá recomprar suas ações, a empresa demonstra que:

  • Vale a pena manter sua posição na empresa
  • É um ótimo momento para aportar
  • Sua capacidade de geração de caixa está elevada+
PDPF: os fundamentos para a certificação do DPO

EBOOK GRATUITO | PDPF: os fundamentos para a formação do DPO 

Baixe o ebook gratuito e conheça a primeira certificação da trilha do DPO

PDPF: os fundamentos para a certificação do DPO

EBOOK GRATUITO | PDPF: os fundamentos para a formação do DPO

Você deve vender as ações quando houver anúncio de recompra?

Antes de tomar qualquer decisão a respeito da sua posição na empresa que decidiu realizar a recompra das ações, o investidor deve analisar quais são os fundamentos e os motivos que levaram a empresa a tomar essa decisão.

Nesse sentido, é necessário realizar uma análise de forma minuciosa e individual, procurando ponderar todas as informações a cerca da recompra das ações, uma vez que ela pode ser um excelente sinal.

 

Guilherme Almeida
Guilherme Almeida
Bacharel em Economia e Especialista em Finanças Corporativas e Mercado de Capitais pelo Ibmec-MG. Mestrando em Estatística pela UFMG, atua como professor, palestrante e porta voz das áreas de economia e finanças, tendo concedido mais de mil entrevistas para os principais meios de comunicação. Atualmente, leciona matérias ligadas à Economia e ao Mercado Financeiro em cursos preparatórios para certificações financeiras, além de ser o Economista-Chefe do departamento de Estudos Econômicos da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio MG).

relacionadas