Ações Tenbaggers: entenda mais sobre esse ativo

tenbaggers
Share on twitter
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email

O mercado de ações é sem dúvidas o melhor mercado para quem quer multiplicar seu capital. Nesse sentido, saber escolher ações caracterizadas como tenbaggers é primordial.

Com isso em mente, desvendaremos no decorrer do artigo como se aproveitar desse tipo de ações, mas principalmente, saber identificar quais empresas apresentam o potencial para serem elencadas como tenbaggers.

O que é tenbagger?

Ações que possuem um alto potencial de lucratividade, mais especificamente a possibilidade de multiplicar em até 10 vezes o capital investido, são conhecidas como tenbaggers.

O termo foi cunhado pelo gestor americano de fundos de investimentos Peter Lynch, que extraiu o termo a partir das referências do baseball.

Atualmente o termo tenbagger é utilizado para designar não apenas as ações que podem alcançar ganhos de 900%, mas sim toda e qualquer ação com alto potencial de retorno.

Ebook LGPD

EBOOK GRATUITO | 14 passos para adequar sua empresa à LGPD

Baixe o ebook gratuito e saiba como iniciar a adequação da sua empresa à LGPD!

Ebook LGPD

EBOOK GRATUITO | 14 passos para adequar sua empresa à LGPD

Quais são as características das ações tenbaggers?

Para que uma ação entre no rol daquelas com alto potencial de lucratividade, existem alguns parâmetros que o investidor deve ficar atento.

Dentre eles se pode citar, além do alto potencial de crescimento:

  • Elevada geração de caixa
  • Mercado de atuação com expectativas de expansão
  • Endividamento baixo
  • Empresas pequenas
  • Soluções únicas ou diferenciadas

Assim, utilizar como filtro essas características é um excelente começo para que o investidor encontre as fontes de alta lucratividade no mercado de capitais.

Como identificar ações tenbaggers?

Agora que já sabemos algumas características básicas que definem uma ação tenbagger, é interessante pensar em quais setores de atuação é possível identificar essas ações.

Nesse contexto, faz-se necessário olhar sempre para ao menos 3 segmentos:

  1. Tecnologia
  2. Produtos inovadores
  3. Tendências da sociedade

Assim, é possível ao investidor encontrar ações tennbaggers de duas maneiras. A primeira seria a análise bottom-up, ou seja, escolher uma empresa e analisar quais são as suas características.

Após essa análise, buscar entender se ela se encaixa em um dos segmentos elencados como a mina das ações de alta lucratividade,

Trabalhe no mercado que mais cresce e remunera no Brasil! Conheça os cursos do Certifiquei e se qualifique para atuar no mercado de capitais!

A segunda maneira seria via top-down, onde o investidor escolhe um dos setores em que se tem facilidade de encontrar ações tenbaggers e posteriormente escolhe a empresa para analisar suas características.

Como investir em ações de alta lucratividade?

Antes de se aventurar na escolha de ações tenbaggers, o investidor deve se atentar a sua tolerância de risco, uma vez que da mesma forma que os lucros são enormes, existem riscos ao se investir nesse tipo de ação.

Com isso, após entender seu perfil de investidor ele deve alinhar a escolha com o seu planejamento, realizar uma análise fundamentalista, entender que esse tipo de investimento é para o longo prazo e diversificar a carteira.

Para que não seja necessário despender tempo para realizar todas essas análises, o investidor pode recorrer aos profissionais do mercado, através de uma assessoria de investimentos.

Portanto, é essencial a todo e qualquer investidor entender que as tenbaggers devem fazer parte de um contexto global, sempre analisando se esse tipo de investimento se adequa aos seus limites de exposição ao risco.

 

Guilherme Almeida
Guilherme Almeida
Bacharel em Economia e Especialista em Finanças Corporativas e Mercado de Capitais pelo Ibmec-MG. Mestrando em Estatística pela UFMG, atua como professor, palestrante e porta voz das áreas de economia e finanças, tendo concedido mais de mil entrevistas para os principais meios de comunicação. Atualmente, leciona matérias ligadas à Economia e ao Mercado Financeiro em cursos preparatórios para certificações financeiras, além de ser o Economista-Chefe do departamento de Estudos Econômicos da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio MG).

relacionadas