White Belt em Lean Six Sigma: tudo sobre a certificação

White Belt
Share on twitter
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email

Sabendo da importância corporativa que a metodologia Lean Six Sigma possui, obter a certificação White Belt pode ser de grande utilidade. Dessa forma, o profissional poderá colaborar para a melhoria contínua dos processos empresariais.

O White Belt é responsável por realizar trabalhos locais nas equipes de resolução de problemas. Ou seja, ele é quem opera os projetos diretamente na área de atuação, fazendo com que os processos produtivos sejam melhorados, conforme o plano de ação.

O que é White Belt?

White Belt é a base de todo o trabalho da metodologia Six Sigma, visto que trabalha diretamente nas equipes responsáveis pela melhoria contínua e resolução de problemas. Desse modo, possui compreensão básica, entretanto, sólida, do sistema de gestão.

O White Belt Six Sigma opera diretamente na identificação e resolução de falhas no processo, visando dar efetividade a um plano de melhoria. Dessa maneira, trabalha ao lado do Yellow Belt na prática das melhorias e fornece suporte operacional ao Green Belt.

Assim sendo, a certificação Lean Six Sigma White Belt é a opção ideal para o profissional que está buscando conhecer a metodologia. Esse tipo de treinamento oferece ao aluno a possibilidade de conhecer o programa Lean Seis Sigma de forma geral.

Da mesma forma, o White Belt 6 Sigma aborda as principais ferramentas da metodologia, além de contribuir para a aplicação desse sistema. Por ser a base, o White Belt tem grande importância na implantação de um projeto.

Em suma, essa certificação garante que o profissional tenha o conhecimento mais básico sobre a metodologia. Isso porque é o White Belt que dá suporte a todos os outros Belts, diretamente ao Yellow e ao Green.

Entre as principais responsabilidades de um White Belt, serão descritas algumas a seguir:

  1. realizar melhorias nos equipamentos;
  2. conduzir pequenos projetos;
  3. detectar desperdícios nos processos;
  4. melhorar e controlar as variações.

Importância do treinamento White Belt

O treinamento Seis Sigma White Belt é capaz de ensinar a um aluno as principais bases do sistema de gestão, fazendo com que ele possa contribuir diretamente nos projetos de melhoria. Desse modo, o profissional tem um amplo campo de possibilidades.

Contar com esse tipo de profissional é muito importante para as empresas, visto que são eles a base de todo o método.

Entretanto, sem o apoio de bons Yellows e Greens, eles acabam ficando de mãos atadas, sem poder gerar resultados para problemas de maior porte ou de maior complexidade.

Com o devido treinamento, o White Belt Seis Sigma pode contribuir diretamente para o aumento dos lucros da empresa, agindo nos erros e desperdícios.

Desse modo, é possível que esse profissional realize diversas melhorias, conforme os projetos que são designados a ele.

Da mesma forma, o treinamento White é de suma importância ao funcionário.

O empregado que possui a certificação é visto de forma mais séria pela empresa, por conta de seus conhecimentos e aplicação que gera resultados.

Isso facilita a obtenção de melhores salários, bem como facilita na hora de encontrar um emprego. A certificação White é capaz de colocar o profissional em destaque no mercado de trabalho.

Quem pode fazer o curso?

Sabendo que essa certificação possibilita vantagens ao profissional, é natural que se deseje saber mais sobre o tema.

Assim sendo, qualquer profissional de níveis operacionais pode fazer o curso, sem que haja pré-requisitos que o impeçam por algum motivo.

Em suma, qualquer profissional que deseja compreender o funcionamento desse sistema de gestão pode fazer o curso.

Vale lembrar que existem, principalmente, duas formas de se fazer esse treinamento: curso de White Belt online ou presencial.

O White Belt em Lean Seis Sigma aprenderá como operar nas bases desse método.

Dessa maneira, um aluno que procura essa certificação aprenderá como observar os processos produtivos, a fim de encontrar falhas e erros, utilizando-se de ferramentas técnicas.

É indicado principalmente para os profissionais que pretendem iniciar os estudos sobre esse método tão conhecido.

Desse modo, o conhecimento da metodologia Lean Six Sigma pode despertar ainda mais interesse sobre o assunto.

Por conta disso, um aluno que procurava inicialmente conhecer o sistema de gestão, ou até mesmo uma capacitação a mais no currículo, acaba por vislumbrar um caminho e um plano de carreira trabalhando com o Lean Six Sigma.

As possibilidades são infinitas, visto que se um profissional gostar da área, pode se especializar em qualquer uma das funções, obtendo a certificação de modo descomplicado e sem pré-requisitos, apenas necessitando estudar e dominar as técnicas.

O treinamento White Belt pode ser o primeiro passo para mergulhar na metodologia que conta com outras diversas certificações.

Como fazer o treinamento White Belt?

Existem algumas opções de treinamentos, além de diferentes escolas e instituições. Desse modo, adquirir a certificação White Belt é algo muito simples, visto que não existem pré-requisitos que tornam difícil o ingresso.

Ser um especialista em Lean Seis Sigma pode ser simples, dependendo do tipo de certificação que se deseja obter.

Assim sendo, as certificações mais altas como o Black Belt e o Master Black exigirão maior aplicação e estudos, com maior carga horária.

Entretanto, o curso de White Belt é o mais simples de todos. Para realizar esse treinamento, basta que o aluno decida se vai fazer de modo presencial ou de modo online.

Vale lembrar que tanto a certificação do modo online quanto do modo presencial possuem o mesmo peso. Observe, a seguir, quais são as principais vantagens de se realizar um curso online:

  • flexibilidade de horários;
  • estudar onde quiser;
  • investimento mais baixo;
  • economia de tempo e dinheiro.

Além disso, ainda existem outras vantagens relacionadas a optar pela modalidade online do curso de qualificação White Belt.

Isso porque o aluno normalmente tem acesso vitalício aos materiais e aulas do curso, bem como pode estudar da forma que quiser.

Evidentemente, a certificação é dada mediante atividade prática avaliada, de modo a garantir que o aluno realmente desenvolveu o aprendizado necessário para a obtenção da certificação.

Dessa forma, é possível perceber a simplicidade e os benefícios ao fazer o treinamento.

Aqui no Certifiquei, a certificação White Belt é fornecida gratuitamente aos alunos que concluem o curso. Clique aqui e se inscreva agora mesmo!

Diego Souza
Diego Souza
Diego Souza é Engenheiro de Produção, especialista em Gestão de Processos. Atua em indústrias na área de Excelência Operacional há 7 anos, com experiência em treinamentos e orientações de líderes de projetos com foco em resultados tangíveis. Tem formação como Lean Six Sigma Black Belt e utiliza ferramentas quantitativas e qualitativas de forma prática no dia a dia para suportar a tomada de decisão. No Certifiquei, tem como missão difundir os métodos de solução de problemas para contribuir com a formação profissional dos alunos, auxiliando-os alcançar um novo nível em suas carreiras.

relacionadas