Casa de análise de investimentos: entenda os benefícios

Casa de análise de investimentos: entenda os benefícios
Share on twitter
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email

Começar a investir dinheiro no mercado financeiro não é uma tarefa simples, afinal uma decisão equivocada pode causar grandes prejuízos. Por isso, muitos investidores iniciantes buscam profissionais e negócios da área, como uma casa de análise de investimento.

Afinal, uma casa de análise entrega ao investidor iniciante uma série de conteúdos e indicações que podem ser de grande valia em sua jornada de investimentos, especialmente no sentido de apresentar produtos do mercado.

O que é uma casa de análise

As casas de análise, também conhecidas como casas de research, são empresas que têm sua atuação voltada para prestação de consultoria aos investidores acerca de como se realizar um investimento, os produtos existentes no mercado financeiro, o funcionamento desta área, além de recomendar investimentos.

Sendo que esses conteúdos são abordados de diversas formas, das quais é possível citar cinco exemplos. São eles:

  1. Newsletters;
  2. Artigos;
  3. Perfis;
  4. Ebooks;
  5. Relatórios de investimentos.

Dessa forma, quem contrata os serviços de uma casa research terá uma série de conteúdos sobre investimentos, sendo que ele deve buscar o que se encaixa melhor em seu perfil de investimentos.

Dentre os serviços prestados por estas casas, vale destacar alguns. São eles:

  • Recomendações sobre compra e venda de ativos;
  • Análises sobre os riscos e os retornos de uma ação;
  • Estudos sobre o balanço financeiro de uma companhia, com foco em valuation e fluxos de caixa;
  • Atualização do cenário econômico e do mercado financeiro, através de conteúdo noticioso;
  • Sugestão de carteiras que se encaixam no perfil de seus clientes.

Com esses produtos e serviços, as casas de análise trabalham com grande parte dos produtos que estão disponíveis no mercado financeiro, indo desde renda variável, até fundos internacionais.

Por fim, vale ressaltar que este tipo de negócio tem um movimento de crescimento no Brasil nos últimos anos em decorrência dos números cada vez maiores de investidores na bolsa de valores nacional.

Portanto, é natural que suas atividades sejam regulamentadas.

 Regulamentação das casas research

A expansão deste tipo de negócio nos últimos anos, aliado aos serviços de relevância realizados por essas empresas, as casas de análise passaram a ser regulamentadas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Ou seja, para se criar um empreendimento desta categoria é necessária a autorização prévia da CVM.

Além disso, os analistas de investimentos que trabalham nas casas research devem possuir o certificado de autorização para atuar nesta função, sendo que a certificação é responsabilidade da Associação dos Analistas Profissionais de Investimentos do Mercado de Capitais (APIMEC).

Após o entendimento da legislação existente na área, entramos em dos pontos fundamentais deste artigo. Vale a pena contratar os serviços de uma cana de análises?

Por que contratar os serviços de uma casa de análise

Independente do tempo que o investidor está no mercado financeiro, uma casa research pode ser de grande auxílio em seus investimentos.

Isso porque este tipo de empresa pode auxiliar esta pessoa das seguintes formas:

  • Apresentação de um grande leque de ativos;
  • Recomendação de diversos tipos de ativos que se encaixam em diferentes tipos de perfis;
  • Produção de uma gama de relatórios, sendo que a linguagem utilizada neste conteúdo tende a ser acessível para públicos que vão além das áreas econômicas;
  • Apanhado das notícias com assuntos que podem ter impacto no mercado;
  • Custo moderado, ainda mais se comparado com o valor cobrado em instituições financeiras que também atuam no segmento.

Todavia, todos esses fatores não garantem que o resultado obtido era o esperado. Portanto, o cliente deve estar ciente que está entrando em um mercado onde há riscos.

As casas de análise tem como utilidade buscar diluir este risco, não zerar. Até porque isso seria impossível na bolsa de valores.

Trabalhe no mercado financeiro! Acesse o Certifiquei e descubra os principais cursos preparatórios voltados para quem deseja as certificações da área. Confira!

Casas de análise do mercado financeiro nacional

Casa de análise de investimentos: entenda os benefícios

Entendido o que é, como funciona e porquê procurar uma casa de análise, é possível citar três exemplos de casas research que atuam no mercado nacional.

  • Suno Research;
  • Empiricus;
  • Nord Research.

Suno Research

A Suno Research está entre as maiores casas de análise do Brasil, sendo que a empresa fundamenta suas atividades em três critérios de análise. São eles:

Ou seja, a Suno prioriza a escolha por investimentos voltados para o longo prazo, através de empresas e fundos com bons fundamentos econômicos e que pagam proventos aos seus acionistas.

Através de seus produtos, a Suno também prioriza a educação financeira de seus clientes, possuindo um conteúdo diverso e com linguagem acessível.

Assim, a Suno é uma das opções existentes no mercado para quem busca investir no longo prazo, sendo que cabe ao investidor analisar qual dos planos ofertados pela casa de análise se encaixa melhor no seu perfil.

Por fim, vale ressaltar que a empresa não trabalha com análise gráfica. Portanto, não existem produtos ofertados pela casa que tem como foco o retorno do rendimento no curto prazo.

O grupo também não trabalha com produtos como criptomoedas e criptoativos.

Empiricus

Outra casa de análise popular no Brasil, a Empiricus também trabalha com a criação de relatórios de análise voltados para o longo prazo, através de investimentos em renda fixa e renda variável.

Todavia, diferente da Suno, a casa de análise também tem planos voltados para traders, sendo que este conteúdo é construído através da análise gráfica.

Portanto, são produtos que analisam investimentos que tem seu foco de retorno voltado para o curto prazo.

Além disso, a Empiricus também trabalha com planos de análise sobre criptomoedas.

Nord Research

A Nord Research é outra casa research popular no Brasil, especialmente por seu trabalho de análise de investimentos voltados para o longo prazo.

Uma particularidade da Nord são seus artigos periódicos de análise sobre o mercado financeiro de uma forma geral e como a macroeconomia tem afetado no mesmo.

Tal produto é aberto ao público e serve para empresa difundir a educação financeira entre seus clientes e a população em geral, uma das premissas do negócio.

Vale ressaltar que a Nord não possui planos voltados para investimentos de curto prazo e em criptomoedas, não sendo indicada para quem busca este tipo de atuação no mercado.

Por fim, vale ressaltar que existem mais de 10 casas research no Brasil, dessa forma, o investidor deve encontrar a casa de análise que oferece os melhores serviços de acordo com seus objetivos e perfil de investidor.

Guilherme Almeida
Guilherme Almeida
Bacharel em Economia e Especialista em Finanças Corporativas e Mercado de Capitais pelo Ibmec-MG. Mestrando em Estatística pela UFMG, atua como professor, palestrante e porta voz das áreas de economia e finanças, tendo concedido mais de mil entrevistas para os principais meios de comunicação. Atualmente, leciona matérias ligadas à Economia e ao Mercado Financeiro em cursos preparatórios para certificações financeiras, além de ser o Economista-Chefe do departamento de Estudos Econômicos da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio MG).

relacionadas