Corporate Banking atende clientes corporativos. Saiba mais!

Corporate Banking
Share on twitter
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email

Administrar empresas de grande porte pode ser um desafio, pois envolve muitos processos legais e grande movimentação financeira. Nesse sentido, o Corporate Banking é um segmento bancário essencial para suprir tais necessidades.

Isso porque os bancos comerciais podem não conseguir dar toda a atenção que esse tipo de organização precisa, fazendo que seja necessário o atendimento especializado de um Corporate Banking.

O que é Corporate Banking?

Corporate Banking é o banco especializado em atender empresas privadas e públicas, suprindo, assim, demandas específicas deste setor, como ao lidar com grandes quantias de dinheiro, por exemplo.

Assim, como a área de Corporate Banking lida com muito dinheiro, é preciso que as instituições tenham serviços diferenciados, como opções especiais de crédito e investimentos.

Nesse sentido, é comum que as instituições financeiras lidem somente com o Corporate Banking, ao mesmo tempo que atuam como banco comercial e de investimentos. Contudo, ainda existem alguns bancos exclusivamente corporativos.

Além disso, algumas empresas também oferecem seus serviços de Corporate Banking em conjunto com o Investment Banking. Dessa forma, elas garantem um serviço diferenciado, de qualidade e que beneficia todos os envolvidos.

Naturalmente, os serviços do Corporate Banking são indicados para empresas de grande porte, tanto públicas como privadas.

No caso de empresas menores, o melhor é procurar uma instituição financeira que ofereça a opção de conta jurídica, o que acontece em praticamente todos os bancos comuns.

Apesar dos desafios atuais do mercado financeiro, a contratação de um bom Corporate Banking pode fazer toda a diferença no sucesso da empresa.

De fato, a maior parte dos bancos brasileiros tem essa modalidade de atendimento.

Veremos em mais detalhes, a seguir, como essa instituição atua, quais são as suas principais características e os seus benefícios para as empresas. Além disso, você verá quais são os serviços oferecidos.

Diferença entre Banco Comercial, Banco de Investimentos e o Banco Corporativo

Embora o Corporate Banking seja o segmento bancário mais lucrativo, ele não é um dos mais conhecidos pela população em geral.

Na verdade, o mais famoso é o Banco Comercial. Afinal, apenas uma parcela da população gerencia grandes empresas, para as quais o Banco Corporativo é indicado, como vimos.

Diferente do Banco Corporativo, o Comercial atende apenas pessoas físicas e oferece serviços de conta corrente, poupança, entre outros, como já foi abordado no artigo “O que são bancos comerciais e como trabalhar em um?”, aqui no Certifiquei.

Por outro lado, o Investment Banking é especializado em investimentos, atendendo tanto pessoas físicas como jurídicas.

Em resumo, essas instituições atuam como facilitadoras de operações de financiamento, administração de recursos de terceiros e também participação societária temporária.

Assim, é possível fazer diversos tipos de aplicações, geralmente em produtos do próprio banco.

Serviços do Corporate Banking

De fato, as empresas de grande porte podem se beneficiar muito dos serviços oferecidos por um Corporate Banking. Como o número de clientes é bem menor em comparação com os bancos convencionais, os gerentes podem oferecer um atendimento muito mais personalizado.

Em contrapartida, como a movimentação de dinheiro é muito maior, os gerentes também têm acesso a melhores produtos e ofertas, além de mais autonomia para oferecer mudanças.

Os principais serviços que os Bancos Corporativos oferecem são:

  • soluções financeiras;
  • crédito corporativo;
  • investimentos;
  • assessoria operacional;
  • captação de recursos.

Veja em mais detalhes sobre cada uma dessas soluções em seguida.

Quer trabalhar no mercado financeiro? O Certifiquei oferece os melhores cursos preparatórios para você tirar a sua certificação. Confira!

Soluções financeiras

Decerto, o principal serviço oferecido pelo Corporate Banking é a gestão do dinheiro da empresa, o que pode envolver as mais diversas formas de pagamentos e recebimentos, tanto nacionais quanto internacionais.

Crédito corporativo

Outro serviço bastante comum no segmento de Corporate Banking é o crédito corporativo, ou seja, os financiamentos.

Nesses casos, como os valores movimentados são altos, as condições de pagamento são mais vantajosas, com prazos maiores e juros menores.

Investimentos

Em muitos casos, as instituições de Corporate Banking também oferecem serviços de Investment Banking. Assim, uma parte do dinheiro da empresa que não está sendo utilizado pode ser administrado em aplicações.

As mais comuns são:

  1. Tesouro Direto;
  2. CDB;
  3. LCI e LCA;
  4. Ações de outras empresas;
  5. Fundos de investimentos.

Dessa forma, as empresas garantem que o dinheiro em caixa não desvalorize por causa da inflação.

Assessoria operacional

Por fim, outro cenário em que o Corporate Banking está envolvido é durante as fusões e aquisições.

Como esse processo envolve muito dinheiro e documentos legais, é comum que tanto a parte adquirente como a parte adquirida optem por deixar que os Bancos Corporativos cuidem das questões burocráticas, enquanto lidam com questões operacionais.

De fato, todos esses serviços podem ser muito vantajosos para as empresas, fazendo diferença em sua saúde financeira.

Captação de recursos

Em contrapartida, pode ser que a empresa não queira financiar seus projetos através de um empréstimo bancário.

Nesse caso, ela pode recorrer ao Corporate Banking para fazer a captação de recursos por meio de emissão de títulos de dívida (chamado também de “Debênture“) ou ações na bolsa de valores.

Então, o Banco Corporativo pode lidar com todos os processos regulatórios para que a empresa tenha a verba necessária para atingir seus objetivos.

Considerações finais

Como vimos ao longo do artigo, o Corporate Banking é uma instituição especializada em administrar o dinheiro de empresas de grande porte, quer sejam elas públicas ou privadas.

Para isso, geralmente são oferecidos serviços de soluções financeiras, investimentos, captação de recursos, assessoria operacional e crédito corporativo. Tudo dependerá das necessidades da empresa e, claro, da instituição.

Embora esse segmento bancário tenha algumas características diferentes das instituições financeiras comerciais, grande parte dos Bancos Brasileiros oferece esse tipo de atendimento especializado.

Contudo, no caso de micro, pequenas e médias empresas, pode ser mais vantajoso a contratação de uma conta jurídica em um Banco Comercial do que uma conta em um Banco Corporativo.

Nesse segmento, a retenção de clientes é um fator importantíssimo, pois impacta diretamente no lucro das principais instituições financeiras.

De fato, como há grande movimentação de dinheiro e poucos clientes, os gerentes do Corporate Banking podem oferecer melhores produtos e ofertas. Além disso, o atendimento é mais personalizado e aberto a mudanças.

Guilherme Almeida
Guilherme Almeida
Bacharel em Economia e Especialista em Finanças Corporativas e Mercado de Capitais pelo Ibmec-MG. Mestrando em Estatística pela UFMG, atua como professor, palestrante e porta voz das áreas de economia e finanças, tendo concedido mais de mil entrevistas para os principais meios de comunicação. Atualmente, leciona matérias ligadas à Economia e ao Mercado Financeiro em cursos preparatórios para certificações financeiras, além de ser o Economista-Chefe do departamento de Estudos Econômicos da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio MG).

relacionadas