Growth Investment: conheça esta estratégia de investimentos

Share on twitter
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email

Existem diferentes modos de se conseguir renda no mercado financeiro. Entre esses, encontrar empresas com potencial de crescimento é uma das formas mais eficientes, todavia mapear estes negócios nem sempre é simples. Por isso, o Growth Investment é uma estratégia útil.

Afinal, o Growth Investment é um método baseado em encontrar bons negócios. Não à toa, esta estratégia é utilizada por diversos profissionais do mercado financeiro, como é o caso do analista financeiro, por exemplo.

Busca uma carreira de sucesso no mercado financeiro? Acesse agora o Certifiquei e descubra os principais cursos preparatórios voltados para quem deseja as certificações da área. Confira!

O que é o Growth Investment

O Growth Investment, ou investimento em crescimento, é uma estratégia baseada em encontrar e investir em empresas com potencial de crescimento considerável.

Assim, investidores que utilizam este método de análise tendem a investir no negócio, independente do valor cobrado pelos títulos.

Fator que ocorre devido à premissa de que tal negócio se valorizará e consequentemente o investidor terá altos lucros com tal escolha.

Ainda vale ressaltar que normalmente empresas jovens, as small caps, são alvos de investidores que utilizam este método, pois são negócios que costumam apresentar boa margem para crescimento.

Portanto, compreender como funciona esta estratégia de investimento é útil para quem deseja atuar no mercado buscando bons negócios.

Como funciona

Como visto até aqui, o investimento em crescimento é um método de análise que busca negócios com margem para crescimento e valorização.

Dessa forma, a análise de alguns dados financeiros das empresas ganham maior relevância dentro desta estratégia.

Nesse sentido, é possível destacar alguns indicadores financeiros como exemplos. São eles:

Ainda que relevantes, é necessário reforçar que a combinação destes indicadores é aconselhável, especialmente para se apresentar um retrato mais fiel da companhia, evitando assim riscos.

Como a certificação CNPI pode te ajudar a investir melhor

EBOOK GRATUITO | Como a certificação CNPI pode te ajudar a investir melhor?

Baixe o ebook gratuito para conhecer tudo sobre o CNPI e saber como esta certificação pode te ajudar a investir melhor!

Como a certificação CNPI pode te ajudar a investir melhor

EBOOK GRATUITO | A melhor maneira de fazer uma transição de carreira e entrar no Mercado Financeiro

Vantagens na utilização do Growth Investment

Growth Investment: conheça esta estratégia de investimentos

O Growth Investment possui algumas vantagens como método. Nesse sentido, é possível destacar três em especial, são elas:

  • Resultado no longo prazo;
  • Possibilidade de renda passiva;
  • Aliável com outras estratégias.

Resultado no longo prazo

Por se tratar de uma métrica que busca empresas com potencial alto de crescimento, a tendência é que os ativos que se encaixem neste perfil tragam bons resultados para o investidor no longo prazo.

Assim, em casos que o Growth Investment é bem feito, a tendência é que o investidor tenha retornos acima da média do mercado.

Ou seja, este é um indicador útil para quem busca um investimento no longo prazo.

Todavia, é necessário reforçar que os riscos que envolvem este tipo de negócio também são mais elevados.

Possibilidade de renda passiva

Empresas que crescem ao longo do tempo, costumam dividir seu lucro entre os acionistas.

Assim, esta é uma estratégia útil para quem busca dividendos, pois, ao este investidor terá boas chances de obter renda passiva caso a empresa em que investe cresça o “esperado”.

Aliável com outras estratégias

Por fim, mas não menos importante, é a possibilidade de aliar o investimento em crescimento com outras estratégias do mercado.

Assim, é possível realizar a construção de um portfólio de investimentos juntando métodos que se complementam.

Dessa forma, o Growth Investment se torna um método importante para quem busca formar uma carteira de investimentos voltada ao longo prazo.

Guilherme Almeida
Guilherme Almeida
Bacharel em Economia e Especialista em Finanças Corporativas e Mercado de Capitais pelo Ibmec-MG. Mestrando em Estatística pela UFMG, atua como professor, palestrante e porta voz das áreas de economia e finanças, tendo concedido mais de mil entrevistas para os principais meios de comunicação. Atualmente, leciona matérias ligadas à Economia e ao Mercado Financeiro em cursos preparatórios para certificações financeiras, além de ser o Economista-Chefe do departamento de Estudos Econômicos da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio MG).

relacionadas