Master Black Belt em Lean Six Sigma: tudo sobre a certificação

Master Black Belt
Share on twitter
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email

A certificação responsável pelo topo em um sistema de Lean Six Sigma, a Master Black Belt, está situada no nível mais alto de uma organização. Por conta disso, é a certificação que mais exige conhecimentos profundos e especializados.

O Master Black Belt trabalha coordenando toda a metodologia do Six Sigma, tendo atividades nos três níveis de uma empresa: estratégico, tático e operacional. Assim sendo, esses profissionais são, literalmente, as cabeças do sistema.

O que é Master Black Belt?

Master Black Belt é o nível mais alto no programa Lean Seis Sigma. Ou seja, esse é o nível de trabalhadores responsáveis por diversos processos, desde a implantação dos projetos até o treinamento e apoio aos novos Belts da organização.

Desse modo, o Master Black Belt Six Sigma é o profissional que dedica 100% de seu tempo ao sistema de gestão, sendo o maior responsável por ele. O MBB é o líder dos processos e também das equipes de Belts, e tudo fica ao comando dele.

O profissional que alcança esse nível de certificação Lean Six Sigma deve receber reconhecimento. Pois, o aluno que faz esse curso e obtém certificado acaba acumulando um vasto conhecimento técnico de todas as ferramentas do sistema.

Além disso, também adquire conhecimento sobre liderança, coaching e todos os métodos de gestão relacionados aos processos e informações.

Um profissional MBB possui uma série de funções, sendo que algumas das principais são:

  • desenvolver os principais projetos da organização (praticar melhorias);
  • dar suporte aos Black Belts e Green Belts (coleta e análise de dados);
  • treinar os novos Belts, conforme as exigências de cada empresa;
  • gerenciar todas as atividades do programa Lean Six Sigma;
  • participar de reuniões executivas com os Sponsors e Champions;
  • auxiliá-los na seleção de projetos e novos candidatos a Black e Green Belts.

Assim sendo, é correto afirmar que os profissionais Master Black Belt possuem relação direta e contínua com a alta administração da empresa. Sem dúvida, esse é o cargo de maior responsabilidade no sistema Lean Six Sigma de uma organização.

Importância do treinamento

O treinamento possui importância extrema no caso dos Master Black Belts. Dessa maneira, é possível afirmar que obter a certificação Master Black Belt não é tarefa fácil, visto a quantidade de ferramentas e métodos que o profissional precisa dominar.

O Master Black Belt 6 Sigma é o maior responsável pelo sistema dentro de uma empresa, e isso exige um sólido e vasto conhecimento do profissional. Por conta disso, esse profissional atua de forma mais estratégica, sendo comparado ao Black Belt.

Desse modo, obter a formação Master Black Belt é um diferencial que pouquíssimos profissionais do mercado possuem. Isso porque se trata de um cargo que exige grande responsabilidade e qualidade profissional.

Por conta disso, os melhores salários dessa área pertencem aos MBB, dada a sua importância tremenda. O treinamento Master Black Belt é muito completo e capacita o profissional a ocupar essa posição tão estimada.

Para alcançar essa posição em uma organização, o profissional precisa ser um Black Belt e, em algumas empresas, ter, pelo menos, dois anos de atuação e vivências na organização. Assim, o interessado poderá procurar especializações em Seis Sigma Master Black Belt.

Existem cursos de capacitação e existem também os cursos de especialização em MBB. Assim sendo, o primeiro é indicado mais aos profissionais com vivências na área, enquanto o segundo é indicado para quem procura ingressar diretamente ao nível máximo.

Quem pode fazer o curso?

Qualquer profissional, com ou sem experiência na área, pode fazer o curso Master Black Belt em Lean Six Sigma, desde que já tenha a certificação de nível Black Belt, sendo esse o único pré-requisito, inclusive não exigindo formação acadêmica.

A certificação Master Black Six Sigma pode ser obtida por qualquer aluno que cumpra as horas e consiga aprovação nas atividades avaliativas. Porém, isso não garante que um aluno com essa certificação seja contratado para uma vaga em uma organização.

Em vias normais, apesar de não ser uma regra, o profissional precisa de, no mínimo, dois anos atuantes como Black Belt para almejar o posto de MBB. Entretanto, com as especializações intensivas, é possível que um profissional consiga esse posto sem experiência.

Evidentemente, um aluno só consegue garantir a certificação Lean Six Sigma Master Black Belt mediante a apresentação e aprovação de projetos. Portanto, o aluno deverá apresentar um número diferente de projetos a serem avaliados conforme o seu nível profissional.

Em suma, o curso que oferece a certificação Master Black Belt em Lean Seis Sigma contém os seguintes conhecimentos:

  1. realização de projetos com softwares (Ex: Minitab18);
  2. identificação de melhorias táticas e estratégicas;
  3. métodos de gestão, liderança e coaching pessoal;
  4. métodos de gerenciamento no sistema Six Sigma;
  5. domínio teórico e prático das ferramentas que podem auxiliar em cada tipo de problema enfrentado;.

Como fazer o treinamento?

Para realizar o treinamento e se tornar um especialista em Lean Seis Sigma, é muito simples, basta que o interessado procure uma escola ou instituição de ensino, como o Certifiquei, que ofereça esses cursos. Assim sendo, é só fazer a matrícula e seguir os métodos de ensino.

Quer iniciar sua certificação em Lean Six Sigma? Confira nosso curso White Belt gratuito para conhecer os principais conceitos dessa metodologia.

Entretanto, para obter o certificado Master, é necessário que o aluno cumpra as atividades do curso e atinja o exigido nas avaliações. Portanto, não basta matricular-se e fazer as atividades, é necessário fazer os projetos e conseguir aprovação nas avaliações.

O curso de Master Black Belt pode ser encontrado na modalidade presencial ou online. Desse modo, as certificações são idênticas, ou seja, possuem o mesmo peso.

O curso de qualificação Master Black online pode oferecer algumas vantagens ao aluno, como um preço mais acessível, flexibilidade de horários e locais de estudo, bem como não necessitar de investimento em deslocamento até a instituição.

Dessa forma, depois de concluir o curso, a implantação estratégica da metodologia Lean Seis Sigma pode ser aplicada pelo profissional. O LSS Master Black Belt terá toda a capacitação necessária mediante a aprovação nos cursos e treinamentos disponíveis.

Em suma, o Master Black Belt é o topo da pirâmide do sistema Six Sigma, sendo o maior responsável pelo bom andamento desse método. Esse profissional precisa de um vasto conhecimento especializado para desenvolver todas as suas funções com maestria.

Diego Souza
Diego Souza
Diego Souza é Engenheiro de Produção, especialista em Gestão de Processos. Atua em indústrias na área de Excelência Operacional há 7 anos, com experiência em treinamentos e orientações de líderes de projetos com foco em resultados tangíveis. Tem formação como Lean Six Sigma Black Belt e utiliza ferramentas quantitativas e qualitativas de forma prática no dia a dia para suportar a tomada de decisão. No Certifiquei, tem como missão difundir os métodos de solução de problemas para contribuir com a formação profissional dos alunos, auxiliando-os alcançar um novo nível em suas carreiras.

relacionadas