Empresas para trabalhar no mercado financeiro: entenda cada uma delas!

últimos artigos

empresas-para-trabalhar-no-mercado-financeiro

Apesar de muitos focarem em alguns cargos específicos, com a difusão das fintechs e outras empresas do ramo financeiro, o leque de Empresas para trabalhar no mercado financeiro aumentou significativamente.

Dessa maneira, se você está em busca de uma vaga no mercado, é preciso entender que as empresas para trabalhar no mercado financeiro se diferem muito quando o assunto é área de atuação, comercial ou operacional.

Entendendo como conquistar sua vaga no mercado financeiro

Dentre as principais empresas para trabalhar no mercado financeiro, é comum que o foco fique apenas nos grandes bancos como Itaú, Bradesco e Santander. Entretanto, o leque de oportunidades é muito maior do que imaginam.

Assim, é possível que você busque vagas nessas empresas financeiras:

  1. Bancos de Varejo;
  2. Bancos de Investimentos;
  3. Corretoras;
  4. Gestoras;
  5. Seguradoras;
  6. Fintechs;
  7. Researchs.

Para que você entenda quais são as possibilidades de atuação em cada um desses ramos, iremos abordar quais são as características, os requisitos e a atuação em cada um deles.

Bancos de Varejo

Sem dúvidas os que mais demandam profissionais e os que mais recebem ofertas de currículos, os Bancos de Varejo são aqueles que atendem tanto pessoas físicas quanto jurídicas que necessitam de crédito.

Assim, quem trabalha nessas instituições é responsável por captar e emprestar esses recursos captados, sempre considerando um spread que rentabilize a agência.

Entre os principais bancos de varejo do país, destacam-se:

  • Itaú Unibanco;
  • Caixa Econômica Federal;
  • Banco do Brasil;
  • Santander.

Para atuar nesses bancos você precisa passar em concurso, no caso da Caixa e do Banco do Brasil e, no caso dos bancos privados, possuir uma graduação e uma certificação financeira são um grande passo rumo a conquista de sua vaga.

Bancos de Investimentos

Com foco maior em empresas, governos e outras instituições financeiras, os Bancos de Investimentos são responsáveis, dentre outras coisas, por auxiliar no momento de levantar recursos.

Para que seja possível levantar recursos, eles auxiliam desde a  emissão de ativos de renda fixa até a participação em IPOs.

Soma-se a isso, a atuação nos processos de fusão de empresas, administração de fundos de investimentos diversos e modelagens financeiras.

Para que você consiga atuar nessas instituições, além de graduação, mestrado e muitas vezes doutorado em áreas ligadas a economia, contabilidade e finanças, inglês é fundamental, bem como certificações mais complexas, como CFP e CFA.

Os principais integrantes do grupo de investment banking no Brasil são:

  • Goldman Sachs;
  • Merryl Linch;
  • BTG Pactual;
  • Deutsche Bank;
  • Itaú BBA.

Corretoras

As corretoras de valores cresceram significativamente nos últimos anos, impulsionadas pelo sucesso do modelo de negócio da XP.

Elas, via Assessores de Investimentos, são responsáveis por distribuir produtos de investimentos, desde aqueles de renda fixa até operações estruturadas, os famosos Certificados de Operações Estruturadas (COEs).

Para atuar em uma corretora, é obrigatório possuir a certificação Ancord, que habilita o profissional a trabalhar com a prospecção de investidores.

A sua principal função é esclarecer as dúvidas dos clientes e auxiliá-los no momento de decidir em qual ativo alocar, tudo com base no perfil de cada um de seus clientes.

Dessa maneira, para se destacar nesse ramo o Assessor tem que estudar muito sobre o mercado e tudo o que impacta a rentabilidade dos ativos.

Além disso, deve possuir bons conhecimentos sobre ciclos econômicos e claro, ser um excelente comunicador.

Gestoras

As gestoras podem ser divididas em um leque de opções, como:

  1. Fundos Private Equity;
  2. Fundos de Venture Capital;
  3. Hedge Funds;
  4. Patrimônio.

empresas-para-trabalhar-no-mercado-financeiro

Cada uma delas é responsável por um ramo de atuação, sendo assim, no caso das gestoras ligadas ao Private Equity, elas compram participações em empresas para administrar e alavancar os resultados, com intuito de vender a participação por um valor maior no futuro.

No caso do Venture Capital, a atuação é parecida, mudando apenas o público de atuação, que majoritariamente está ligado a empresa com menos tempo de mercado e quem tem em sua essência a inovação.

Para os hedge funds, as gestoras tem como foco obter altas rentabilidades no curto prazo, andando conforme os ciclos econômicos, sempre buscando obter o melhor retorno com base em um cenário.

Por fim, as gestoras de patrimônio têm função de atuar com grandes fortunas e, geralmente, com pessoas físicas. Sua principal atribuição é alocar os recursos com o melhor retorno possível correndo poucos riscos.


Trabalhe no mercado que mais cresce e remunera no Brasil! Conheça os cursos do Certifiquei e se qualifique para atuar no mercado de capitais!

Seguradoras

Com foco total em gerenciamento de riscos, as seguradoras têm o papel de proteger indivíduos e empresas de perdas financeiras que podem destruir um patrimônio e causar, até mesmo, a falência de uma empresa.

Assim, sejam negócios, imóveis aluguéis, safras todos precisam de um seguro para proteção e aí que as seguradoras entram, com análise completa dos dados e uma modelagem que permite avaliar os riscos e o preço para cobri-los.

Entre os principais players desse mercado destacam-se:

  • Bradesco Saúde;
  • Porto Seguro Seguros;
  • Mapfre Seguros.

Fintechs

Unindo mercado financeiro e tecnologia, as Fintechs tiveram crescimento exponencial, principalmente nos últimos 3 anos.

Com um foco diferente dos grandes bancos, essas empresas buscam ao máximo incluir parcelas da população que anteriormente não poderiam acessar serviços financeiros a custos baixos.

Assim, criam aplicativos de pagamentos, corretoras, empresas para oferta de crédito, entre outros serviços, sempre com o foco na inclusão daqueles que não tem tanto acesso.

Com plataformas intuitivas e fáceis de navegar, elas ganharam força no mercado, tendo, em alguns casos, mais clientes do que instituições renomadas do mercado.

Researchs

As Researchs são empresas do setor financeiro que apresentam como principal característica a atuação de profissionais analíticos, uma vez que sua entrega são relatórios de compra e venda de ativos, ou seja, elas indicam ações, fundos imobiliários, entre outros ativos a investidores.

Para trabalhar em uma Researchs é fundamental possuir ensino superior completo e a certificação CNPI, só assim será possível atuar como um analista e assinar os seus relatórios.

Assim, de todas as empresas para trabalhar no mercado financeiro, as casas de análise são as que mais demandam profissionais e, por conta da baixa oferta, os salários são bem elevados quando comparados com outras vagas.

Guilherme Almeida
Guilherme Almeida
Bacharel em Economia e Especialista em Finanças Corporativas e Mercado de Capitais pelo Ibmec-MG. Mestrando em Estatística pela UFMG, atua como professor, palestrante e porta voz das áreas de economia e finanças, tendo concedido mais de mil entrevistas para os principais meios de comunicação. Atualmente, leciona matérias ligadas à Economia e ao Mercado Financeiro em cursos preparatórios para certificações financeiras, além de ser o Economista-Chefe do departamento de Estudos Econômicos da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio MG).