Mensurar o valor de uma empresa é um passo fundamental para quem deseja ter sucesso no mercado financeiro, afinal a prática evita riscos e potencializa os ganhos. E, uma das formas para se realizar está atividade, é utilizando o MVA.
Isso porque o MVA é um dos principais indicadores relacionados ao real valor de um negócio, assim é natural que seja uma métrica popular no setor, sendo um dos temas de estudo para aqueles profissionais que realizam exames de certificação da Ancord.
O que é o MVA
MVA é a sigla para Market Value Added, em português Valor de Mercado Adicionado, é um indicador financeiro que analisa o valor de mercado de um negócio naquele momento e o dinheiro que foi investido naquela companhia, para isso, são considerados as diferenças entre os dois fatores.
Assim, é possível perceber que o Valor de Mercado Adicionado representa à diferença existente entre o valor atual da em empresa e o montante de capital investido no negócio por terceiros.
Tal diferença serve para apontar a capacidade de novos aportes que um negócio possui e seu potencial financeiro.
Portanto, é necessário ter o entendimento sobre como calcular o MVA, afinal este é o dado com utilidade para quem atua no mercado.
Cálculo do Valor de Mercado Adicionado
Como foi possível perceber, a equação que envolve este indicador não é tão complexa.
Dessa forma, temos que a fórmula do Market Value Added é a seguinte:
- MVP = V – K
No qual, ao destrinchar esta equação, temos as seguintes informações:
- MVP – Market Value Added;
- V – Valor da dívida e do patrimônio de um negócio, isso é, o valor de mercado da empresa naquele momento;
- K – O montante de capital que está investido naquela companhia por parte dos investidores.
Assim como é relevante entender o cálculo necessário para se chegar ao Valor de Mercado Adicionado, também é importante saber interpretar os resultados desta conta.
Interpretação
O resultado do Valor de Mercado Adicionado pode apontar informações relevantes sobre o potencial de um negócio para o investidor.
Para isto, é necessário entender os resultados do cálculo do MVA. Dessa forma, temos que:
- Valor positivo do MVA – quando o resultado da equação for positivo, temos que a empresa possui valor agregado, sendo que seu Valor de Mercado Adicionado aumentou;
- Valor negativo do MVA – quando o resultado da equação for negativo, temos que a empresa perdeu valor agregado, sendo que seu Valor de Mercado Adicionado diminuiu.
Ou seja, pela ótica do que interessa ao investidor, é necessário observar se o valor agregado é superior se comparado à capacidade total de aporte que os acionistas teriam a possibilidade de fazer no negócio.
Afinal, está é uma forma de demonstração da capacidade que a empresa possui financeira e de sua eficiência na gestão de recursos.
Ainda vale ressaltar que o resultado é ajustado de acordo com a alavancagem que a companhia possui de acordo com o mercado.
Além disso, temos que outro ponto relevante para se entender é a comparação entre MVA x EVA.
MVA x EVA
Ainda que sejam indicadores semelhantes, existem diferenças substanciais entre estes dois dados.
Dessa forma, é importante que o investidor esteja atento a elas e saiba qual o melhor contexto para se utilizar cada um.
Sigla para Economic Value Added, em português Valor Econômico Agregado, o EVA é um indicador que aponta o lucro econômico que um negócio obteve durante determinado período.
Ou seja, o EVA é um medidor de desempenho com base na riqueza gerada pelo negócio. Vale ressaltar que neste valor são descontados o custo do capital que foi investido do seu lucro operacional.
Assim tempo que o Valor Econômico Agregado é um indicador das diferenças que existem no lucro operacional líquido da empresa. Diferente do MVA, que é focado na análise acerca do valor de mercado.
Em suma, o grande objetivo do EVA é apontar que o investimento só é vantajoso caso ele gere maior retorno sobre o capital que foi investido.
Para isso, o Valor Econômico Agregado considera três fatores. São eles:
- Lucro operacional líquido;
- Soma da dívida com o patrimônio líquido, isso é, capital total investido;
- Custo Médio Ponderado de Capital, também conhecido como WACC.
Do mesmo modo que o Valor de Mercado Adicionado, o EVA também é um dado relevante no momento de se entender o potencial de um negócio. Não à toa é uma ferramenta utilizada por profissionais da área, como o analista financeiro, por exemplo.
Importância do MVA para o profissional do mercado financeiro
É comum que a lucratividade de um negócio seja um dos fatores mais comuns para se analisar, especialmente para investidores mais iniciantes.
Isso porque há uma ideia de que através da lucratividade é possível se ter ideia se aquela empresa pode ser um bom negócio para se investir. O que não está errado.
Contudo, este não pode ser o único fator considerado.
Dessa forma, o MVA é um indicador interessante para quem está analisando investimentos, pois, além de considerar a capacidade lucratividade de um negócio, este dado traz outras informações sobre um negócio.
Afinal, o Valor de Mercado Adicionado é uma forma de mensurar como estão as atividades da empresa internamente.
Ou seja, quando este valor é elevado, é possível considerar a capacidade que os responsáveis pela empresa tem, além de uma capacidade operacional eficiente.
Além disso, em contextos em que este valor cresceu ao longo do tempo ainda é possível perceber as competências da empresa em se manter competitiva no mercado.
Fator que atrai o olhar de diversos profissionais da área, afinal, este pode ser um negócio com bom potencial.
Todavia, este mesmo profissional deve ter alguns cuidados.

EBOOK GRATUITO | A melhor maneira de fazer uma transição de carreira e entrar no Mercado Financeiro
Baixe o ebook gratuito e saiba como fazer sua transição de carreira para o Mercado Financeiro!

EBOOK GRATUITO | A melhor maneira de fazer uma transição de carreira e entrar no Mercado Financeiro
Cuidados com Valor de Mercado Adicionado
Como visto até aqui, o MVA é um cálculo de utilidade para o investidor e para aquela pessoa que atua profissionalmente na área.
Contudo, utilizar está métrica isoladamente pode fazer com que a análise seja incompleta, podendo assim subestimar o potencial do negócio.
Isso porque o Valor de Mercado Adicionado é focado apenas na análise de patrimônio e dívida, desconsiderando dados como pagamentos feitos em dinheiro, por exemplo.
Portanto, o profissional da área, seja ele um planejador financeiro ou um corretor de investimentos, deve utilizar o MVA junto de outros indicadores, o que faz com que a análise seja mais completa e assertiva.