Carreiras do mercado financeiro: saiba qual se encaixa melhor com o seu perfil

Share on twitter
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email

Trabalho no mercado financeiro é sem dúvidas um dos maiores desejos de parcela preponderante da população. Assim, é importante entender quais são as carreiras do mercado financeiro disponíveis.

Dentre as mais variadas carreiras do mercado financeiro ainda é comum que as pessoas foquem apenas nas agências bancárias de suas cidades, entretanto, o mercado é muito amplo e permite oportunidades nas mais variadas áreas.

Quais são as carreiras mais promissoras do mercado financeiro?

As carreiras do mercado financeiro são amplas e abrangem um leque de formações, desde as mais comuns, como administração e economia, até as menos famosas para o mercado como direito, engenharia e física.

Nesse sentido, entre as carreiras mais promissoras no mercado estão:

  1. Agente Autônomo de Investimentos;
  2. Consultor de Investimentos CVM;
  3. Analista de Investimentos;
  4. Planejador Financeiro
  5. Gestor de Fundos
  6. Especialista de Investimentos

Agora que você já sabe quais são as possíveis profissões dentro do mercado financeiro é hora de entender como cada uma funciona e quais os requisitos para atuar.

Trabalhe no mercado que mais cresce e remunera no Brasil! Conheça os cursos do Certifiquei e se qualifique para atuar no mercado de capitais!

O Agente Autônomo de Investimentos, é responsável por apresentar e disponibilizar a seus clientes os produtos financeiros que a corretora possui. Para que seja possível exercer essa função, a certificação da Ancord para AAI é obrigatória.

O perfil para quem deseja seguir a carreira é bem comercial, uma vez que tem que saber bem como funciona os produtos, como anda a economia e claro, saber vender e montar um portfólio para os seus clientes.

O Consultor de Investimentos CVM, faz um papel parecido como do AAI, entretanto ele pode montar carteiras de investimentos para pessoas físicas e jurídicas de forma independente.

Para que seja possível atuar é essencial obter CEA, CFP, CNPI, CGA ou CFA e, além disso, é necessário solicitar um registro junto a Comissão de Valores Mobiliários.

Seguindo a linha do perfil mais comercial, existe também a opção de ser Especialista em Investimentos, onde o profissional irá assessorar clientes e gerentes de instituições financeiras, geralmente bancos.

Importante salientar, que esses profissionais não podem recomendar investimentos, muito menos analisar, sendo apenas responsável por repassar as informações de um analista e montar a carteira do cliente de acordo com o seu perfil.

Para atuar como Especialista em Investimentos é primordial obter a certificação CEA da Anbima.

Adentrando as profissões com perfil analítico, uma opção aqueles que se enquadram nesse perfil é a carreira de Analista de Valores Mobiliários, ou comumente denominados, Analistas de Investimentos.

A prerrogativa para atuar como analisa é a obtenção da certificação CNPI, da Apimec. Com a certificação em mãos, é possível atuar em três segmentos, sendo:

  • Analista Técnico: responsável por analisar tendências, históricos de preços, realizar análises gráficas, entre outros.
  • Analista Fundamentalista: tem como base de atuação a busca pelo valor justo das empresas negociadas na Bolsa de Valores, dessa forma, utiliza os dados dos balanços para alcançar esses valores
  • Analista Pleno: pode atuar nas duas frentes acima citadas, podendo aliar as duas formas de análise para melhor indicar o investimento em determinada ação.

Outra profissão que foge da aplicação comercial é a de Gestor de Fundos de Investimentos. Esse profissional tem como função realizar a escolha, com base em relatórios de analistas e compra de ativos para compor o fundo de investimento.

Essa é, sem dúvidas, uma das profissões mais complexas do mercado, na qual é necessário obter a certificação CGA para atuar. 

Com toda a reformulação nas provas da Anbima, para que o profissional possa atuar como gestor existem mais duas certificações, a CFG e a CGE. Importante dizer que somente a CFG não possibilita a atuação como Gestor.

Concluindo as profissões do mercado financeiro, tem-se o Planejador Financeiro. Esse profissional tende a atuar em 6 grandes áreas do mercado, sendo elas:

  1. Planejamento Financeiro;
  2. Gestão dos ativos;
  3. Planejamento de aposentadoria e sucessório;
  4. Gestão de riscos;
  5. Planejamento tributário.

Por englobar diversas áreas do conhecimento, o Planejador Financeiro, apesar de não ser obrigatório, precisa da certificação CFP®, a qual lhe confere uma distinção a cerca de seu conhecimento para gerenciamento de recursos.

Esse profissional tem vagas, principalmente nos setores de alta renda, private e higj private de grandes instituições financeiras.

Para que você possa atuar em todas essas áreas, o Certifiquei te ajuda a alcançar as certificações e ainda te prepara para a atuação na prática. Para saber mais, é só acessar nossa página de cursos.

30 dicas para tirar sua certificação

EBOOK GRATUITO | 30 dicas para você se preparar para a sua prova

Baixe o ebook gratuito e confira 30 dicas que te ajudarão a se planejar da melhor forma para os exames de certificação. 

30 dicas para tirar sua certificação

EBOOK GRATUITO | 30 dicas para você se preparar para a sua prova

Quais são os profissionais mais contratados?

Como 2 em cada 15 profissões dentre as mais promissórias do mundo estão inseridas no mercado financeiro, algumas delas se destacam no quesito demanda por profissionais.

Nesse sentido, entre todas as profissões citadas até aqui, uma das mais procuradas, mas que não abordamos no tópica acima é a de trader.

Com a certificação PQO Operacional em mãos, apesar de não ser um pré-requisito para atuar, o profissional irá realizar operações de compra e venda de ativos no mercado.

Essa é sem dúvidas a profissão com menor barreira de atuação, uma vez que se pode atuar de forma autônoma ou em mesas de operação de bancos e corretoras.

Além do trader, profissionais como Agente Autônomo de Investimentos, Consultores de Investimentos e Analista de sell-side, são os mais demandados pelo mercado, seja pela enorme procura por esses serviços ou pela baixa oferta de bons profissionais. 

Existe uma coisa em comum nessas profissões

Após passar por algumas das inúmeras profissões do mercado financeiro, se torna perceptível, que apesar de todo o glamour que se vende por aí, é necessário muito estudo e aplicação diária para desenvolver as atividades.

Dessa maneira, existe uma coisa em comum para todas as profissões aqui abordadas, o entendimento do que é, como funciona e quais os riscos de se investir.

Caso você ainda não possua uma das certificações necessárias ou quer entender melhor como funciona esse mercado, deixo aqui um e-book com os passos de como trabalhar no mercado financeiro.

Por fim, após entender o seu perfil, se é mais comercial ou analítico, estudar muito todos os dias e desenvolver o seu lado investidor, as Carreiras do Mercado Financeiro estarão de portas abertas para te receber.

 

Guilherme Almeida
Guilherme Almeida
Bacharel em Economia e Especialista em Finanças Corporativas e Mercado de Capitais pelo Ibmec-MG. Mestrando em Estatística pela UFMG, atua como professor, palestrante e porta voz das áreas de economia e finanças, tendo concedido mais de mil entrevistas para os principais meios de comunicação. Atualmente, leciona matérias ligadas à Economia e ao Mercado Financeiro em cursos preparatórios para certificações financeiras, além de ser o Economista-Chefe do departamento de Estudos Econômicos da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio MG).

relacionadas